29/09/2011

Creating a minimalist bedroom on a budget ~ Decorar um quarto minimalista com pouco dinheiro

I live in a 1400 square feet (including the balconies and a small storage room in the building's basement), 3-bedroom apartment, bought almost 8 years ago. We were just normal people back then (we are still normal, I think!), the only minimalism I knew was a decorating style, and so we bought the regular furniture that supposedly an apartment needs - a bed, nightstands, dressers, sofas, cofee table, side table, dining table, dining sideboard, dining chairs, bookshelves, tables and chairs for the balconies, kitchen tables, desk, more bookshelves, etc, etc, etc...
If I was moving to a new, empty apartment now, I would take a totally different approach to decorating. First of all, I'd go to Ikea  (there was no Ikea in Portugal 8 years ago). Here's how I'd furniture my minimalist bedroom on a small budget (portuguese prices, may vary in other countries).

Eu vivo num apartamento T3 com cerca de 130 metros quadrados (incluindo as varandas e uma pequena arrecadação na cave), comprado há quase 8 anos. Na altura nós éramos pessoas normais (ainda somos, acho eu!), o único minimalismo que eu conhecia era um estilo decorativo e então comprámos a mobília normal que supostamente um apartamento precisa - uma cama, mesas de cabeceira, cómodas, sofás, mesinhas de café, mesinhas de apoio, mesa de jantar, aparador, cadeiras, estantes, mesas e cadeiras para as varandas, mesa de cozinha, secretária, mais estantes, etc, etc, etc...
Se eu fosse mudar-me para um apartamento novo e vazio, faria tudo de forma diferente. Primeiro, ía ao Ikea (não havia Ikea em Portugal há 8 anos atrás). Eis como mobilava o meu quarto minimalista, com um orçamento reduzido.

~ I would paint this bed white
~ pintava esta cama de branco
= 39.99
~ nightstand with drawers
~ mesas de cabeceira com gavetas
- 39.99
~ with a built-in closet, I'd buy this dresser
~ com um armário embutido, comprava esta cómoda
- 139

~ without a built-in closet, I'd get this wardrobe (two of them, one for me, one for J.) and would add some shelves (Miss Minimalist has two of these in her minimalist bedroom and they look great)
~ sem um armário embutido, comprava este roupeiro (dois, um para mim, outro para o J.) e adicionava algumas prateleiras (a Miss Minimalist tem 2 roupeiros no seu quarto minimalista e fica óptimo)
- 69.99 x 2
~ table lamp, because I love reading in bed
~ candeeiro de mesa, pois adoro ler na cama
- 2.99
~ alarm clock to keep waking up at 6 am
~ despertador, para continuar a levantar-me às 6 da manhã
- 0.99
~ mirror
~ espelho
- 5.99
~ quilt cover and pillows - I love the print
~ capa de edredon e almofadas - adoro o padrão
- 19.99
Total (without a built-in wardrobe/sem roupeiro embutido) = 289.91€
Total (with a built-in wardrobe/com roupeiro embutido) = 288.93€

Gotta love Ikea!

9 comentários:

  1. Olá Rita,
    Já percebi que és fã do IKEA. Também gosto muito da loja, nem me importo muito de fazer todo aquele percurso para comprar uma única coisa (já ouvi pessoas reclamarem disso). Visito-a algumas vezes, encontro sempre qualquer coisa para trazer e que até me faz falta :) mas não gosto das camas. Não acredito que essa cama de 39,99 euros que dás como exemplo resista a dois adultos com estatura superior a 1,70m. Já comprei lá uma para um dos meus filhos (das de 1 corpo), e passado pouco tempo partiu-se um pé! Tivemos que reforça-los todos. De resto, tudo o que tenho lá adquirido, desde estantes para livros, mesas de apoio, colchão, louças, textêis e tantos utensílios, vale bem a pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não terá sido azar?
      Eu vivo numa casa que tem basicamente tudo do IKEA e a minha cama de casal dura há uns bons anos e já aguentou ser desmontada+montada+ viagem com vários km+montagem e continua como nova, sem folgas sem nada [a que tinha antes de madeira maciça, XPTO, que custou os olhos da cara aos meus pais e me foi oferecida depois de casada rangia, ganhou folgas, quando foi desmontada e montada para a levar para a minha casa nunca ficou como "nova" e neste momento serve de museu - aka para visitas - em casa dos meus pais porque como custou um balúrdio todos temos pena de a meter ao lixo.
      E podia ser azar mas tendo em conta que aconteceu o mesmo com 3 pessoas que eu conheço e com peças de Paços de Ferreira, madeira XPTO e tudo por aí fora... começa a parecer um padrão e tanto.

      O meu filho tem uma destas há uns 4 anos e está nova (já aguentou duas mudanças de casa): http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/S39823978/

      Eliminar
  2. A sério?? Partiu-se um pé?? A mim nunca me aconteceu... Mas o que gostei na cama (além do preço) é ser de pinho maciço, bem melhor que a mobília em aglomerado e mais resistente. Se calhar puseram poucos parafusos, mas isso resolve-se facilmente! De qualquer modo, eu não estou a pensar comprar a cama, visto que já tenho uma (um estrado metálico). Mas quero comprar o beliche Tromso para os meus filhos (pelo preço, espero bem que seja bom!).

    ResponderEliminar
  3. Gostei de tudo, menos a cama. Não sei, deixou-me na duvida, e regra geral se não gosto à primeira impressao dificilmente me apaixono. E depois de ler o comentario da Laura, ui... Obrigado pela informação. Agora já sei, camas no Ikea nem pensar.

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho a cama (aquisição surpresa do namorado, porque queria algo simples e económico!), confesso que não ainda não a adoro, é simples demais, talvez fique melhor depois de personalizada, mas é prática, confortável (já tem 1 ano e nada se partiu!), e tem uma estrutura de mola, penso eu, que permite elevar a cabeceira (óptimo quando estou na preguiça a ler durante horas!)... As mesas de cabeceira estão em negociação (ele pensa que não fazem falta!!), e também tenho a capa de edredon e almofadas, mas também não sou grande adepta, por ter poucas molas de fixação o edredon nunca fica certinho dentro da capa... Mas gostei da tua selecção, fica um quarto bonito, prático, económico, e bem bonito com alguns apontamentos de cor a decorar!

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...