07/10/2011

O adeus aos meus diários da adolescência ~ Letting go of my teenage diaries


Um dos meus objectivos minimalistas é livrar-me do papel.
Tenho andado a digitalizar fotografias antigas e todo o tipo de papéis, mas estava com medo de fazer o mesmo aos meus diários da adolescência. Tenho toda a minha vida, de 1993 a 2000, lá. Juntamente com os diários, tenho também imensos papéis soltos, a maior parte escritos por mim, outros por amigos, e outros eram recadinhos que escrevíamos uns aos outros nas aulas... Ler tudo isto de novo foi só rir!...
Bem, então decidi fotografar os diários, página a página, em vez de digitalizá-los. Muito mais fácil e rápido!
Fi-lo a noite passada! Demorei cerca de 2 horas e não foi nada difícil do ponto de vista emocional, nem nada que se pareça. Saber que os diários vão acabar no caixote do lixo não me incomoda minimamente. Consigo lê-los perfeitamente nas fotos (mas duvido que vá fazê-lo alguma vez).
Criei uma pasta no computador para os diários, organizados cronologicamente. Agora, em vez de ocuparem espaço no meu escritório (estavam guardados numa caixa Kassett das grandes), ocupam apenas 600 MB no meu computador!

~~~


One of my minimalist goals is to go paperless. 
I've been scanning old photographs and all sorts of papers, but I was afraid of moving on to my teenage diaries. I have all my life, from 1993 to 2000 written there. In addition to the diaries, I had tons of loose papers, some handwritten by me, others by friends, others with notes that we wrote to each other in the classroom... It was a lot of fun reading all that again. 
Anyway, I decided to photograph the diaries, page by page, instead of scanning them. Much easier and faster!
So I did it last night! It took me about 2 hours and it was not emotionally hard or anything like that, and realising that they will end up in the garbage can doesn't bother me at all. I can read them perfectly in the pictures (but I doubt I'll ever do so).
I created a folder for the diaries, and organized them chronologically. Now, instead of taking up physical space in my office (I kept the diaries in a big Kassett box), now they take up only 600 MB in my computer!

8 comentários:

  1. Tu a digitalizar fotos e eu com um monte delas para imprimir. Não acho graça ver fotos no computador.
    Felizmente não tenho diários.:)

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho tanta pena de me ter desfeito das minhas recosdações dos tempos de escola....é tão bom reler os nossos sonhos, desilisões, e esperanças.
    Ainda bem que os vais guardar seja de que maneira for.
    Bom final de semana.

    ResponderEliminar
  3. Também guardo algumas recordações deste tipo, mas não sei se sou tão corajosa como tu...
    Ontem livrei-me de muita roupa minha. Tenho agora o roupeiro com muito espaço e a roupa que realmente visto bem visível. Parece que entrou uma lufada de ar fresco no quarto. Vou expandi-la a toda a casa e deixar que o ar circule por entre os objetos úteis :)

    ResponderEliminar
  4. Cara Rita,
    não se esqueça de fazer uma cópia de segurança. Recentemente o meu disco externo avariou e fiquei sem a maior parte do meu repositório de fotos digitais.

    Já agora, devo dizer que é uma excelente ideia e que pode inclusive levar a um presente engraçado: se há pedacinhos que consegue autonomizar (de entre o diário, fotos, etc.) pode recortar, montar e criar uma prenda para uma adolescente (uma filha, uma sobrinha,...). O título seria: fui adolescente e sobrevivi!

    Uma sugestão em jeito de brincadeira. ;)

    ResponderEliminar
  5. Cristina, achei essa sugestão o máximo! Infelizmente não tenho filhas e sobrinha só uma já com 20 anos...
    Isso de o disco externo avariar é que não!! Nem quero pensar! Tenho tudo no portátil e no disco externo, mas queria arranjar outro... just in case...
    Laura, eu estou a livrar-me de tudo o que não preciso - sabe tão bem!
    Um dos motivos para querer ser minimalista é para ter mais tempo - ora se tenho menos coisas para arrumar, limpar e organizar, o que é que ganho? Tempo! A sério, nunca me senti tão leve como agora!
    Pinta Roxa - eu fartei-me de rir, mesmo, à gargalhada, com as coisas que escrevia com 15 e 16 anos. Foi bom recordar e ver que sobrevivi!
    Poupadinha - eu também estou a guardar algumas fotos em papel para fazer um álbum giro. Mas o resto... fica no computador, onde não ocupa espaço!
    Obrigada pelos comentários e tenham um bom dia!

    ResponderEliminar
  6. Tenho andado o dia todo a pensar neste teu post, acreditas? Eu não era capaz de me desfazer dos diários nem de outro tipo de coisas da minha infância e adolescência. Nem dos livros, nem dos filmes, nem dos CD's. Eu não nasci para ser minimalista, definitivamente,lol!
    Mas gostava!
    Beijinhos grandes:)

    ResponderEliminar
  7. Fiz o mesmo aos meus diarios ha cerca de duas semanas, mas nao os fotografei. Simplesmente, sorri, agradeci terem estado na minha vida e deixei-os ir. Custou-me um pouco, acho que ia ser pior se os lesse todos (houve tempos muito conturbados, por isso apenas li algumas paginas) mas foi uma libertaçao muito positiva.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Oi, td bem?
    Queria saber como vc jogou fora os diários e papéis, vc os jogou inteiros? Ou vc rasgou página por página?
    Beijoca

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...