17/01/2012

Repensando a decoração: mais branco, mais escandinavo


Os meus gostos a nível de decoração de interiores têm evoluído desde que comprei o meu primeiro apartamento, há mais de 13 anos atrás, tinha eu 19 anos... Na altura gostava de branco e azul, mas não ligava muito à decoração. Depois veio a segunda casa, que passou por várias fases. Em 2009, quando comecei a ler blogs e a ver fotos de casas de pessoas reais no flickr, finalmente comecei a compreender aquilo de que realmente gosto.

Estilo escandinavo.

O que me leva ao primeiro ponto: o que é a Escandinávia.
Acho que a maior parte de nós associa a Escandinávia aos países nórdicos (Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca e Islândia), mas uma definição mais correcta da Escandinávia inclui apenas três países que partilham a mesma herança cultural e linguística: Noruega, Suécia e Dinamarca. Para não haver confusões, é melhor referirmo-nos aos cinco países como países nórdicos e não escandinavos (podem ler mais sobre as diferenças entre países escandinavos e nórdicos aqui).

Seja como for, o estilo de decoração escandinavo está intimamente ligado à Suécia e divide-se em três estilos diferentes, o country, o Gustaviano e o escandinavo moderno. Este último caracteriza-se por linhas simples, funcionalidade e minimalismo e vê-se em marcas como Bang & Olufsen, Bo Concept, Electrolux e, claro, a Ikea.

Este post da Benita é fantástico. Ela pergunta aos leitores o que é para eles o estilo escandinavo. Adorei ler as respostas, vindas dos vários continentes, e quase todas concordam em vários aspectos, que posso resumir aqui:

- dominância de branco
- detalhes coloridos
- muita luz natural
- velas
- mobília simples e funcional
- madeiras claras e não tratadas
- flores dentro de casa
- ambiente organizado e sem tralha
- ambiente calmo e arejado

Só um aparte: ao ler o post da Benita decobri que estes tapetes que se usam tanto por cá são tipicamente suecos e chamam-se trasmattor.

Aqui em casa, a sala já está quase lá onde quero. Muito branco com detalhes coloridos, sobretudo cinzento e azul.
Este fim-de-semana andei a tratar do quarto, que estava assim. Arranquei o papel de parede e vamos pintar de branco. As cores dominantes no quarto eram branco e bege e assim vai continuar.
Estou também a pensar comprar estas gravuras na Etsy para pôr por cima da cama:

via  Handz

9 comentários:

  1. Gosto muito do quadro de Londres e do de Nova Iorque. Eu tenho no meu quarto mas mandei fazer a partir de uma das fotografias que tirei quando fui visitar esses países. É a única recordação física que trago quando vou a algum lado: fotografias de paisagens.
    Bjs
    Anuskas

    ResponderEliminar
  2. Desde pequena que odiava estar em casas com mobília escura e pesadona, toda trabalhada. E só depois de mais crescida é que me dei conta da razão dessa aversão: mobília assim torna uma divisão fechada, ainda mais pequena e com ar triste, com muito pouca luz.
    Ora, cá em Portugal, onde o espaço é coisa que não abunda na esmagadora maioria das casas, continuo sem perceber como é que ainda se insiste em mobílias desse género! Temos um país com uma luz fabulosa, e lá tratamos nós de a anular nas nossas próprias casas! Enfim...
    Eu, desde que me lembro, sou fã de mobílias claras e de linhas simples e de detalhes coloridos que a contrapõem. Detesto iluminação central, prefiro a localizada em determinados pontos-chave. E, para mim, a casa tem de ter luz, muita luz natural.
    Daí que a mobília clara seja tão importante, sobretudo em divisões voltadas a norte.
    Além de que, esteticamente, resulta muito mais elegante e sóbrio.

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Já perdi a conta à quantidade de coisas que tenho aprendido neste espaço!
    Também gosto muito desse estilo de decoração. O que mais gosto nele são as madeiras claras, o branco, a luz natural, as formas que usam (linhas, triângulos, ziguezagues, etc). Eu gosto de tantos estilos que ainda não consegui decidir qual deles adoptar. Mas uma coisa eu sei: casas com muitas coisas, para mim, não dá. Sinto-me afogada e sem liberdade e espaço para me mexer.
    beijo *

    ResponderEliminar
  4. Sou toda fã dessa região do Globo! Dos pés à cabeça. E não é só pela decoração. Por muita coisa. Nomeadamente porque é o expoente máximo dentro da minha área de trabalho (Lic. Ciências da Informação). Só por motivos graves de saúde de familiares não fui para lá há uns anos.
    Também ando na onda da inspiração Escandinava.

    ResponderEliminar
  5. Bastante interessante o teu texto, Rita. Também sigo o blog da Benita e confesso que sou fão da decoração da casa dela. Tudo com um aspecto tão clean, tem-se apenas o essencial e o que faz mesmo sentido. E neste estilo de decoração o que gosto mais é a claridade e a luz que as casas ganham pelo facto do mobiliário ser em tons de branco e se prinvilegiar (e muito!) a luz natural. Confesso que também sou uma fã :)

    ResponderEliminar
  6. E eu que agora, na minha casa nova, é praticamente toda ao estilo escandinavo e nem sabia! As coisas que aprendo aqui. :)

    ResponderEliminar
  7. tb é o meu estilo adoro...ainda ando a decorar a minha casa, está mais para o branco, tenho de me dedicar mais aos pormenores coloridos. uma coisas que me surpreende nas fotos que vejo por aí, são casas nórdicas com chão branco...como conseguem?!!!
    bjs adorei o post

    ResponderEliminar
  8. Ola! Adoro o teu blog! Já perdi a conta ao que já aprendi a ler os vários posts! Adorei este post! Tb é o meu estilo preferido! Obrigada!

    ResponderEliminar
  9. Olá Rita!
    O estilo escandinavo é mesmo simples e clean. Por todas as razões sigo muitos blogs suecos e é incrível como poderia viver em cada uma daquelas casas. Como a minha casa é toda Ikea, e eu não gosto de ter muita coisa a apanhar pó para depois ter que limpar, também optei pelo estilo escandinavo moderno, mas sem ser propositado, calhou.
    Adoro os quadros que seleccionaste, depois mostra como ficou!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...