10/02/2012

Feist, Cat Power e Bon Iver

Hoje que é sexta-feira, aqui vai um post um bocadinho diferente, para começar com o tal calendário editorial de posts - hoje é dia de tema livre. Então hoje vou escrever um pouco sobre música.

A música está muito presente na minha vida. Ligo o rádio na Antena 2 mal acordo, ouço a Antena 2 no carro, no trabalho tenho sempre os phones nos ouvidos e em casa temos cada vez mais deixado a televisão desligada e música a tocar quando jogamos cartas ou fazemos outras coisas (eu se estiver sozinha em casa nem ligo a televisão... mas ponho sempre alguma coisa a tocar).

Acho que já referi várias vezes aqui no blog que ouço muita música clássica e jazz. Ouço música clássica, sobretudo compositores do séc. XIX e início do séc. XX (Claude Debussy é dos meus compositores preferidos), porque habituei- desde pequena a ouvir e a compreender - e a gostar. A música clássica, de tão diversa que é, ouço nas mais diversas situações: para trabalhar, para me concentrar, para relaxar, para me dar energia, etc.

O jazz veio mais tarde, já na Universidade. Comecei a ouvir e comecei a gostar. Mas não gosto de todos os estilos. Gosto sobretudo de cool jazz e músicos como Miles Davis e John Coltrane. O meu album preferido de jazz é a banda sonora do filme francês L'Ascenseur pour l'Echafaud.

Também ouço outros estilos de música claro! Gosto muito de Vangelis, sobretudo dos albuns Soil Festivities e Antarctica - é a minha música para inspiração no trabalho. E continuo a ouvir Guns n' Roses, Pink Floyd, Radiohead e alguns outros.

Mas nos últimos tempos tenho vindo a descobrir músicos que simplesmente me fascinam e com os quais me identifico, não só na música, como também no estilo. São eles: 


Já os tenho todos no meu leitor de mp3 e estes dias cheios de trabalho no laboratório têm sido passados ao som destes cantores/compositores. E se os ouço para trabalhar, é porque gosto mesmo muito.
Também adoro o estilo da Feist e da Chan (aka Cat Power) e as suas franjas tão parecidas com a minha (que by the way sofreu um pequeno acidente com a tesoura e terá que fazer uma visita ao cabeleireiro o quanto antes...).

Aqui fica um video de cada um destes músicos. Espero que ouçam! E que gostem!

Já agora, a Feist vem a Portugal em Março. Alguém vai aos concertos? Já sei que a menina Magda vai (e eu cheia de inveja, que ainda não sei se vou...).







5 comentários:

  1. Excelente "banda sonora"!

    A música tem um poder calmante e o "dom" de serenar o nosso estado de espírito. Faz bem à alma...

    Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  2. Olá Rita :)

    Obrigada pela partilha! Também gosto muito de música, vou ouvir as tuas sugestões ;)

    Beijinhos, bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Olá querida Rita,
    Para dizer que hoje também estás aqui: http://milrazoes.blogs.sapo.pt/
    :-)
    Beijinhos e obrigada!**

    ResponderEliminar
  4. Antena 2, quase sempre.
    E no carro, CDs de Cole Porter. Adoro...

    Um abraço,
    Marta

    ResponderEliminar
  5. Eu vou muito a concertos, mas em geral de Pop/Rock. Mas também gosto de outras coisas e entre elas as que focas :)
    Música Clássica gosto mas não sou especialista. Falta mais "bagagem", confesso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...