08/03/2012

Criar uma rotina noturna

Update: já viram a Visão de hoje? Estou lá, na página 75, num artigo intitulado "A arte de viver (bem) com menos"!


Mais um projeto do livro da Tsh Oxenreider, One Bite at a Time: criar uma rotina noturna (e vou tentar escrever à moda do Novo Acordo Ortográfico...).

Já aqui falei da importância de estabelecer rotinas e da minha rotina matinal. Para mim, a rotina matinal define o tom do resto do dia: se fiz o que tinha a fazer de manhã, o dia corre bem. Se me deixo dormir de manhã, não vou ao ginásio ou arranjo desculpas para procrastinar, o resto do dia custa mais a passar e a minha produtividade é mínima.

A rotina noturna é essencial para preparar a manhã seguinte, e assim garantir que o dia seguinte corre como planeado. As coisas que tenho a fazer em casa depois do trabalho não têm uma ordem definida, mas são as seguintes:

Miúdos
- verificar os trabalhos de casa do mais velho
- preparar a roupa para o dia seguinte
- verificar as mochilas
Eu
- preparar a minha roupa para o dia seguinte e o saco do ginásio
- atualizar o ficheiro das contas
Casa
- tratar da roupa (tirar do estendal, dobrar, etc.)
- arrumar o que estiver desarrumado (15-20 min)
- arrumar a cozinha depois do jantar e deixar os lanches do dia seguinte adiantados

Muitas vezes faço isto tudo, excepto arrumar a cozinha, antes do jantar e assim tenho o serão todo para relaxar. É bom!

Tirar a roupa do estendal

Preparar a roupa dos miúdos

Um jantar nada saudável (mas às vezes sabe tão bem...)

A louça lavada

A sala preparada para o serão

Incenso

De todas estas coisas, eu diria que as mais importantes são preparar o saco para o ginásio (senão não vou...) e deixar a cozinha arrumada (odeio chegar à cozinha de manhã e ter louça para lavar e migalhas no chão para varrer...). Mesmo quando fazemos jantares cá em casa, deixo tudo arrumado nessa noite, mesmo que esteja morta de cansaço. O impacto visual que tem uma cozinha desarrumada logo de manhã é demais para mim... fico logo mal disposta. E sinto o mesmo se chegar a casa à tarde e tiver a cama por fazer... Por isso, antes de sair de casa faço sempre a cama.

Quando cumpro esta rotina, tenho tempo para relaxar, ver um pouco de televisão (agora voltou a dar o Mayday Desastres Aéreos no National Geographic - adoro!!), brincar com os miúdos, costurar um pouco e ler antes de dormir. 

Se ainda não tem uma rotina noturna, aqui ficam algumas ideias:

- quando chega a casa, relaxe durante 10 minutos (não é por 10 minutos que o resto das coisas se vão atrasar...); não é nada agradável chegar a casa cansado e pôr-se logo a tratar do jantar ou dos miúdos - esses 10 minutos fazem maravilhas
- esvazie a cabeça - passe para o papel os pensamentos, ideias, compromissos, etc., que tenha guardado na cabeça ao longo do dia (este é mais um dos projectos da Tsh)
- esvazie a mala - limpe-a, organize-a, livre-se de papelinhos que acumulou ao longo do dia, mas não comece o dia seguinte com a mala cheia de tralha
- arrume o que conseguir em 15 minutos (mas mexa-se de forma rápida!)
- deixe a cozinha arrumada depois do jantar e prepare logo a louça para o pequeno-almoço
- verifique a agenda para o dia seguinte e prepare o que for necessário
- e, o mais importante - não procrastine! Encare estas tarefas como tarefas do trabalho - têm mesmo que ser feitas! Não se afunde no sofá a ver televisão cheio de sentimentos de culpa - se cumprir a sua rotina noturna, pode relaxar depois e vai sentir-se imensamente satisfeito por ter feito tudo o que tinha a fazer!

23 comentários:

  1. Olá! Bom dia
    Sigo uma rotina semelhante, só não faço as camas porque sou a primeira a sair, os miúdos vão com o pai para o colégio. A primeira meia hora após chegar a casa é dedicada aos miúdos e a relaxar, é incrível mas se não lhes dou esta atenção, ficam instáveis, implicam um com o outro e nada corre bem.

    ResponderEliminar
  2. eu como fã assumida deste blog, como não poderia deixar de ser, mais um texto brilhante.....o problema é que ás vezes não há paciência e adormeço no sofá........mas sim as rotinas são o segredo da organização!

    Bjo e agora só falta um textinho sobre como começar a costurar!! eu gostava tanto de aprender e nem sei por onde começar!!

    ResponderEliminar
  3. Cada vez gosto mais de ler o teu blog!
    Quando for grande também quero ser assim =D

    Queria tanto ter força de vontade tanto à noite como de manhã (também vivo numa casa velha e que não sento bem que é minha... mas há de mudar porque não são desculpas!)

    Obrigada pelas dicas!
    Patrícia Filipe

    ResponderEliminar
  4. Olá.

    Talvez já tenha lido este texto (http://blog.milehighcode.com/2011/12/my-personal-information-management.html), uma vez que o encontrei no forum do Toodledo. De qualquer forma resolvi deixar aqui a partilha pois achei que iria gostar. È um sistema talvez um pouco complexo (pelo menos para mim), mas dá para tirar algumas dicas e ideias optimas de organização a varios níveis.

    Continue a escrever pois inspira-me diariamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não conhecia esse artigo mas parece-me excelente. Vou lê-lo com atenção! Obrigada pela partilha!

      Eliminar
  5. Ah, Rita, que texto delicioso de ler. Adorei mesmo e ver sua casa arrumadinha após o jantar dá um ânimo danado. Assim como você, acordar de manhã com a pia cheia de louça me incomoda muito! Minha dificuldade é que tenho tantas coisas a fazer à noite... depois de acabar o jantar, jantar, arrumar a cozinha,já é hora de começar rotina de antes de dormir, que inclui preparar a pequena de 2 anos (como demora! ela corre, não quer escovar dentes, foge do pijama, aquela coisa! rs ) preparar roupas do dia seguinte, mamadeira, pôr dormir, etc. O tempo do descanso e lazer é curtíssimo e confesso que isso às vezes me desanima... Com você não acontece isso?
    Beijinhos e obrigada!

    Cintia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que acontece! Mas eu também estabeleço tempo para descansar, para ler, para não fazer nada. Tem que ser, senão qualquer dia rebentamos. A Thais fez um post muito bom sobre isso, aqui: http://vidaorganizada.com/dica-do-dia/reduzindo-ao-minimo/

      Eliminar
  6. que casa acolhedora que tens!
    eu por aqui tb estabeleci uma rotina "noturna", de forma a que as manhãs sejam o menos stressantes possivel e tem corrido muito bem :)

    :)

    ps - parabens por teres saído na visão! a ver se consigo ler quando passar pelo quiosque.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tostão,
      Mas tu também és referida na mesma revista e artigo...
      Bjs,
      Teresa C.

      Eliminar
    2. É verdade Teresa, tb lá lá fui referenciada ;)

      Eliminar
  7. Rita ainda não te li na Visão porque não costumo comprar revistas em papel mas vou estar atenta. Desde já os meus parabéns pelo artigo e que venham mais para que as tuas ideias cheguem a todos os que delas necessitam.

    Beijinhos
    Anuskas

    ResponderEliminar
  8. Rita
    Como vê continuo a seguir o seu blog, mesmo sem sorteio de sacos à vista !
    Mais acima há uma leitora que pede um texto sobre costura, pois eu então gostaria de a ouvir sobre como resistir à compra de revistas! E como não me chegasse o meu vício, ainda venho aqui abrir o apetite .... pois lá irei comprar a Visão para ler o seu depoimento!
    Bjs
    Rosa Maria

    ResponderEliminar
  9. Eu normalmente tb faço o indêntico...só não acontece qd adormeço com a minha filha qd a vou por na cama!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando os meus filhos eram mais pequenos e eu deitava-me um bocadinho com eles, acabava por adormecer também...

      Eliminar
  10. Olá Rita,
    Eu vi!.... Eu vi!....
    Comprei a revista e quando comecei a ler o artigo vi que estava lá a tua solução do sabão liquido para lavar a roupa. Parabéns!
    Também tenho a minha rotina nocturna, que inclui sempre deixar a cozinha arrumada (mesmo que tenha visitas,já aconteceu deitar-me ás 3h da manhã, mas no dia seguinte quando acordei e vi a cozinha arrumada.... soube tão bem....) arrumar o comando da TV, ver a agenda e compromissos para o dia seguinte, roupa a vestir, se apanhei roupa é dobrada e arrumada no lugar.
    Assim de repente, é o que me lembro...
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  11. Olá Rita.
    Eu como estou sempre em casa, à noite não tenho grandes rotinas, porque faço praticamente tudo durante o dia (pelo menos, enquanto puder será assim). E gosto muito de fazer uma coisa que muitas pessoas detestam: lavar a louça de manhã. Se não tiver louça para lavar de manhã sinto-me demasiado descontraída, sem nada para fazer (da casa) e acabo por passar o dia preguiçosa. A única coisa que faço sempre, sempre à noite é o registo das tarefas todas que tenho a fazer no dia seguinte.
    Por coincidência, foi a única revista que comprei desde à muito, muito tempo, precisamente por esse artigo do "Viver Bem Com Menos", que ainda não li.

    (Gosto muito do tabuleiro com as flores cinzentas.)

    Beijo.

    ResponderEliminar
  12. Boa noite,
    primeiro de tudo muitos parabéns pelo blog. quando o descobri, passei-o aos amigos mais desarrumados e a precisar de mais orientacoes.
    Um amigo meu, super acumulador de coisas aproveitou o tempo que tinha livre (espécie de desemprego) para destralhar a casa dele com a ajuda deste e-mail. sente-se bem melhor. livrar-se das coisas é saber que afinal já se deu um destino ao que nao era usado.
    sou adepta da troca de livros, porque utilizo o comboio todos os dias e devoro-os. já me livrei de alguns muitos desta forma, sem acumular tralha na minha pequena casa.
    continue a espalhar este virus bom que é viver em harmonia com o que se tem, sem desejar sempre mais (a nível material)

    Tania

    ResponderEliminar
  13. Fantástico. Sempre que leio o seu blog fico com uma sensação de bem estar. Porque será??? Parabéns pelo seu estilo de vida e por ser a pessoa que é e obrigada pela partilha.
    LM

    ResponderEliminar
  14. vi a dica dos detergentes caseiros na visão! muito bom... hei-de experimentar. Blogues assim, fazem toda a diferença: inspiram!

    ResponderEliminar
  15. Ai esta mulher não existe... Muitos parabéns Rita! Não vi o artigo na visão mas espero encontrá-lo.

    Fazes com que tudo pareça tão simples... Admiro-te mesmo muito. Como fazes para colocar tudo em ordem quando não andas bem ou há algo que te incomoda mesmo muito durante vários dias? Que dicas segues para te obrigares a mexer e a respeitar as tuas rotinas?

    beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hum, eu geralmente ando sempre bem... tenho uma visão positiva da vida e, felizmente, não tenho problemas de maior... Às vezes sou atacada pela preguiça, mas como estas tarefas são coisas já tão automáticas, é fácil fazê-las...

      Eliminar
  16. Olá Paula, digitalizo e mando-te por email, ok?

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...