15/03/2012

Planear os menus

Todas as quintas-feiras falo um pouco de cada um dos projectos do e-book da Tsh Oxenreider, One Bite at a Time, e de como os implemento na minha vida.

Hoje é o projecto nº 5 - Planear os menus.

Acho que a maioria das pessoas (pelo menos as que têm blogs...) já faz isto e todos sabemos as inúmeras vantagens de planear as refeições com antecedência. A Tsh fala no livro das várias maneiras de planear os menus, da frequência do planeamento, das ferramentas a usar, etc.
Vou mostrar apenas como é que eu planeio os meus menus - e o meu método é muito simples (ou não fosse eu minimalista!).

1. Criei uma lista de pratos que gostamos de comer cá em casa. Além de serem pratos que nos agradam, são na sua maioria pratos saudáveis, fáceis de fazer e que não precisam de muitos ingredientes nem receitas mais complicadas que protocolos laboratoriais...
Quando faço os menus, não preciso puxar pela cabeça para me lembrar de pratos - basta-me olhar para a lista. Devo referir que cozinhar não é comigo, não gosto de inventar pratos, experimento receitas novas muito raramente e cá em casa quem cozinha mais é o meu companheiro (eu lavo a louça e arrumo a cozinha a seguir!).

2. Planeio só 5 refeições por semana. Aos dias de semana geralmente almoçamos fora; houve uma altura em que levava almoço ou vinha almoçar a casa, mas agora como sempre peixe grelhado na universidade (prefiro gastar um pouco mais para comer peixinho grelhado, que adoro e é super saudável). Nos dias em que fico a trabalhar em casa como os restos do jantar. Ao fim de semana costumo ir a casa dos meus pais, vamos comer fora e comemos restos. No entanto, tenho sempre comida suficiente para fazer mais refeições que essas 5, mas não as planeio. 

3. Escrevo as refeições num quadro magnético, mas não lhes atribuo dias da semana. Assim é mais flexível. Decido de manhã o que vamos jantar nesse dia e ponho a descongelar se for necessário. Há sempre fruta para a sobremesa, bolo de chocolate às vezes, e sopa de vez em quando (adoro sopa, mas as minhas não são lá muito boas...).


E basicamente é isto! E vocês, como fazem?

20 comentários:

  1. Eu normalmente faço o planeamento quando vou às compras. Assim, sei tudo o que tenho no congelador e anoto logo tudo na agenda (que consulto todos os dias). A única particularidade é que escrevo apenas a proteína que vou utilizar, o acompanhamento é "inspiração de momento". Tudo isto é feito com muita flexibilidade, se realmente segui o plano ponho um visto na agenda, se não cumpri porque fui jantar a outro lado, ou porque passei no supermercado e trouxe algo fresco, corto e passa para o próximo dia sem menu agendado. Fruta e legumes frescos tenho sempre em casa!
    Espero ter ajudado e não complicado ;)
    Ana

    ResponderEliminar
  2. Como faço as compras maiores uma vez por mês (para não perder tempo), elaboro uma ementa mensal.

    Nisto das ementas, creio que cada uma de nós deve elaborá-la de acordo com o seu estilo de vida, com as suas necessidades. O meu método, já o descrevi aqui: http://manualdafelicidade.blogspot.com/2011/08/como-elaborar-em-ementa-mensal.html

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela tua partilha e inspiração! **

    ResponderEliminar
  4. Eu também planeio o menu semanal. Apanhei a "mania" por influência dos blogs :) e ajuda-me bastante. Elaboro uma lista simples, com sopas, pratos de peixe e carne (apenas um por dia) a fazer durante a semana. Faço em maior quantidade para que sobre e vamos comendo ao longo da semana. Escolho dias, mas muitas vezes altero. O meu menu é flexível também.

    Não tenho a sorte de ter avós por perto, as refeições são sempre por nossa conta. É uma boa ajuda e que bem que sabe tirar folga da cozinha. Já gostei mais de cozinhar... :)

    ResponderEliminar
  5. Olá bom dia, no inicio do ano elaborei um menu para 4 semanas, para o PA e jantar, exclui os fds pelas mesmas razões que a Rita. Em cada semana fiz uma lista de compras com os produtos necessários para confeccionar as refeições definidas (para não me acontecer não ter batata palha quando ia fazer bacalhau á Brás. A lista ajuda-me a reduzir as idas ao supermercado, vou uma vez por semana e compro o que estiver em falta e a fruta e legumes para essa semana. Tento ter sempre sopa e fazer 3 jantares de peixe e 2 de carne e conjugo isso com a ementa da escola dos meninos. A ementa é flexível e faço muitas trocas.
    Tenho que confessar que não é fácil fazer isto tudo funcionar, exige alguma preparação,e eu ainda procrastino em demasia!

    ResponderEliminar
  6. Devo ser das poucas que não planeio assim as minhas ementas! Tento ter sempre uma grande variedade de carne, peixe e legumes em casa e para isso faço compras semanais. A unica "regra" que temos a modos que planeamento é sopa todos os dias, sendo que esta é feita ao domingo ou segunda, quartas e sextas. Na segunda quarta e sexta é peixe e terça e quinta carne. O fim de semana é o que tivermos vontade de cozinhar!

    Bjs

    Mónica

    ResponderEliminar
  7. Rita,

    Fica uma dica de sopa super fácil, saudável e e que sai sempre bem. Depois a partir desta base podes ir acrescentando ingredientes:
    2 cebolas e 2 dentes de alho cortadas grosseiramente (em 4 partes)
    2 cenouras cortadas em bocados grossos
    2 courgettes em bocados grossos - com ou sem casca, é conforme apetece no momento
    1 ramo de coentros - opcional
    azeite e sal

    Colocar a cebola e alhos a estalar em azeite (faço isto enquanto lavo/descasco e corto a cenoura e courgette) - uns 3 minutos.
    juntar os restantes legumes, os coentros, sal e colocar água até cobrir os legumes.
    Cozer por 20 minutos.
    Triturar bastante tempo para ficar cremosa (faço na bimby mas com a varinha também fica super cremosa).

    Esta sai-me sempre bem e depois por vezes junto espinafres, nabo, abóbora, tomate...

    Beijinho,
    Filipa
    www.welc-home.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Elabolo os menus de acordo com a ementa da escola dos miúdos, se almoçam peixe eu faço carne para o jantar, e vice-versa, e há ainda um dia em que não comemos bichinho nenhum, em faço sempre um prato vegetariano (estes dias estão a tornar-se cada vez mais frequentes). Faço sempre maior quantidade para levar para o meu almoço. A sopa é "sagrada", faça chuva ou faça sol!
    A ementa é elabolada antes de fazer as compras da semana. O fim-de-semana é mais flexível e inclui uma refeição, quase sempre o jantar de domingo, em que há aquilo que cá em cas se chma "sopa e pão com coisas"!
    Fazer os menus é um hábito que popa tempo, dinheiro e energia mental!

    ResponderEliminar
  9. Para começar, antes de fazer a ementa faço a lista dos produtos em stock cá em casa..
    Depois, pego na minha tabela do word e começo a preenchê-la. A tabela está dividida entre: carne, peixe e outros (que inclui as sopas e pratos vegetarianos, que tento de fazer de quando em vez). Tentando sempre equilibrar as refeições de carne e peixe, começo por preencher a tabela com os pratos onde aproveito o que ainda tenho em casa, depois com os pratos que gostamos muito e depois com receitas novas. Como não sou mestre na cozinha e as coisas podem correr mal (ou apenas porque não me apetece ficar ao fogão), também tenho sempre os ingredientes para refeições que saem sempre bem e são super fáceis e rápidas de fazer sem sujar muita louça.

    Guardo sempre as ementas em .doc e .pdf e quando não me apetece pensar no assunto ou não estiver inspirada é só pegar numa já feita e alterar umas refeições para gastar o que está em stock.
    As receitas novas que vamos aprovando também vou passando a limpo para um documento do word e guardo no computador.

    Também devia fazer a lista com os pratos que gostamos para poder diversificar mais ao incluir esses.

    Beijo

    ResponderEliminar
  10. Olá Rita! Adoro o teu blog que descobri por acaso. AInda não consegui por muita coisa em pratica mas aos poucos hei-de ir lá!!!
    Já ando tb para planear menus semanais à que tempos mas ainda não consegui! Mas estou mesmo a precisar de me organizar e muito!
    Onde compraste esse quadro magnetico? queria um desse genero para fixar na cozinha mas nunca encontrei.
    Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana, foi na Staples, mas foi um bocado caro, 40 e tal euros...

      Eliminar
  11. Bom, eu compro carne ou peixe para 6 refeições semanais. Durante o almoço nunca nenhum de nós está em casa e se o namorado por acaso pode almoçar em casa, faço a mais na noite anterior e ele come o que sobrar. Ao fim-de-semana costumo almoçar na minha mãe. Domingo à noite é raro cozinhar, agora ando viciada em fazer pizza caseira e costuma ser esse o menu. :D

    Mas programar mesmo todas as refeições, não costumo. Geralmente tiro a carne para descongelar de manhã mas só decido à noite o que vou fazer. No entanto quero ver se começo a programar mesmo os pratos, para não repetir tanto... além disso, só uma vez (em dois meses) fiz batatas em casa. Tenho de tentar fazer batatas. As vezes que fiz ou eram batatas pré-congeladas, para fritar, ou daquelas batatas noisettes que se metem no forno.

    ResponderEliminar
  12. Em casa planejamos 5 dias também, mas não atribuo dias. Só fazemos as compras e escolhemos o que estivermos vontade de fazer dentre as opções. =)

    ResponderEliminar
  13. eu costumo organizar á sexta, vejo o q tenho por casa e tento planear as refeiçoes da semana seguinte por aí, ássim vejo logo se preciso de mais alguma coisa ou não e aproveito o que tenho em casa.
    já fiz as ementas em papel de rescunho, depois passei para uma tabela em word e agora tenho uma agenda da Bimby :)

    gosto da ideia do quadro para escrever ;)

    ResponderEliminar
  14. Olá Rita!

    Já falámos uma outra vez por mail e deixa-me que te diga que cada vez gosto mais do teu blog. Mesmo que não escrevas todos os dias, e eu sou seguidora por isso sei quando escreves, gosto de passar por cá e reler posts antigos. Além disso o teu blog tem um ar muito clean, branco e sueco e é um prazer para a vista.
    Há uns tempos também escrevi sobre ementas semanais, o que me acontecia é que todos os dias a partir das 3 da tarde entrava em stress por não saber o que era o jantar e era uma angústia que não me largava e acabava por comer sempre as mesmas coisas ou comida pouco nutritiva, tipo cereais e assim. Desde que me habituei a fazer os menus semanais acabou-se o "não saber". Já faço menus há 21 semanas seguidas (fui verificar), quando vou de férias a Portugal como fico em casa dos meus pais não preciso. Eu gosto de experimentar receitas, mas nada muito complicado. Normalmente se vejo numa revista ou na net aponto num caderno (o mesmo onde tenho os menus e listas e assim) e depois ao Domingo quando estou a fazer a ementa vou lá buscar inspirações se estiver numa fase em que me apeteça experimentar.

    Beijinhos e continua assim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, fiquei babadíssima com as tuas palavras "o teu blog tem um ar muito clean, branco e sueco". OBRIGADA! Ainda para mais, vindo de ti... que estás lá! Na Suécia! Fiquei muito contente! beijocas!

      Eliminar
  15. Rita,

    Gostei da dica de planejar 5 refeições sem atribuir a dias...Era justamente o que me incomodava por que não conseguia cumprir e me aborrecia...
    Vou tentar assim, escolher 5 refeições e pronto...a cada dia escolhe-se um e voilá...rs
    Também gostei do seu quadro de avisos!

    ResponderEliminar
  16. Rita, moro no Brasil e aqui compramos alimentos por quinzena ou por mês. Só legumes e frutas são comprados por semana. Assim que chego da quitanda ou do mercado, sento-me para planejar, tendo em mãos a lista do que comprei e uma agenda que fica na cozinha. Vou distribuindo tudo e mais o que tenho em estoque, de modo a não repetir alimentos, não desperdiçar e oferecer nutrientes à minha família. Os menus servem para o mês inteiro e, quando termino, fico muito feliz com o resultado.

    ResponderEliminar
  17. Olá,
    Eu tb nunca costumo planear, ou melhor, planeio de cabeça na hora de ir ao supermercado, mas assim é melhor, planear apenas os menus e depois atribuir os dias, conforme os apetites e tempo.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...