13/04/2012

Estabelecer objectivos anuais



O projecto nº 45 do e-book da Tsh Oxenreider, One Bite at a Time, estabelecer objectivos anuais, fez-me pensar no que escrevi a semana passada sobre ter ou não ter objectivos. A Tsh sugere uma série de questões para as várias áreas da nossa vida (crescimento pessoal, saúde, crianças, dinheiro, etc.) para que possamos perceber se a nossa vida está encaminhada para o sítio certo.

Depois de ter lido e relido o que escrevi neste post, apercebi-me que de facto tenho objectivos a longo prazo para mim e para a minha família... a diferença é que nunca os passei para o papel. Custa-me um pouco diferenciar objectivos de longo e médio prazo, pois uns têm que conduzir aos outros, ou seja, é mais ou menos a mesma coisa, mas andei a ler melhor o que diz o senhor David Allen (o criador do método GTD - Getting Things Done) acerca de estabelecer objectivos. E agarrei numa caneta e num papel. E escrevi.

O David Allen define os seguintes horizontes de foco:

50 mil pés - Longo prazo
Objectivos de vida, de carreira, de estilo de vida. Devem ser revistos anualmente. Por exemplo, um dos meus objectivos de vida, pensado mas nunca antes escrito, é dizerem de mim o que o avaliador de um projecto escreveu acerca do meu orientador de doutoramento: "one of the foremost experimental plankton ecologists in Europe".

40 mil pés - Médio prazo (3 a 5 anos)
Objectivos a médio prazo. Onde me vejo daqui a 5 anos (aquela pergunta típica das entrevistas de emprego). Rever anualmente. Por exemplo, quero conseguir um emprego a sério como professora e/ou investigadora no norte da Europa e poupar o suficiente para ter um fundo de emergência confortável.

30 mil pés - Curto prazo (até 2 anos)
Objectivos mais imediatos que conduzem ao cumprimento dos objectivos de médio e longo prazo. Rever várias vezes por ano. Por exemplo, quero publicar mais um e-book e aprender a trabalhar com o R.

20 mil pés - Responsabilidades actuais
Quais são as minhas responsabilidades actuais como profissional, mãe, companheira, cidadã? Rever mensalmente se essas responsabilidades me conduzem aos meus objectivos a curto e médio prazo. Por exemplo, neste momento sou pos-doc e tenho todas as responsabilidades que vêm com o cargo (investigar, investigar, investigar, orientar, orientar, publicar, publicar, publicar, publicar).

10 mil pés - Projectos actuais
Projectos em andamento que requerem várias acções para serem finalizados. Rever semanalmente (os projectos em que estou envolvida estão relacionados com as minhas responsabilidades actuais?). Como pos-doc, tenho vários projectos de investigação em andamento, trabalho de laboratório para fazer e artigos para escrever.

Na pista - Acções em andamento
Acções diárias, a to-do list. Rever diariamente se as acções que estou a fazer estão relacionadas com os projectos em andamento. Hoje, por exemplo, tinha análises de fosfatos para fazer e dados para introduzir no computador, tudo incluindo num dos projectos de investigação em que estou envolvida.

Tenho que admitir que fiquei feliz e mais descansada por ver as coisas no papel!

Se quiserem saber mais sobre o GTD, já escrevi vários posts sobre o assunto. A Thais também tem muita informação que vale a pena ler.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...