30/05/2012

Como bem gerir o tempo... e ter tempo para tudo o que é importante



Se seguem este blog há algum tempo, já devem ter percebido que eu sou um bocadinho time-management freak. Adoro e devoro tudo o que tem a ver com gestão do tempo e produtividade e estou sempre a experimentar novas formas de fazer as coisas, de modo a ser mais produtiva, mas tendo tempo para fazer tudo aquilo que é importante para mim.

Há uns dias li um livro sobre gestão do tempo que ADOREI! Chama-se Tell your time - how to manage your schedule so you can live free e a autora, Amy Lynn Andrews é uma blogger americana que escreve sobre... blogging. 

A Amy Lynn apresenta uma forma muito simples e intuitiva de gerir o tempo e de criar um horário que resulte.
Resumidamente, o método tem 4 passos.

Primeiro, devemos definir os vários papéis que desempenhamos, como, por exemplo, mulher (eu, self), esposa, mãe, profissional, dona-de-casa, voluntária, etc. Para cada uma destas funções, devemos responder à pergunta "Que tipo de ______ quero ser?". Por exemplo, no meu papel como mulher/self, eu quero ser feliz, saudável, elegante, autêntica, generosa.

De seguida, devemos listar as actividades que temos que fazer de modo a alcançarmos os objectivos que definimos para cada função, respondendo à pergunta "O que posso fazer como ______ (mulher, esposa, mãe, profissional, etc.), diária ou semanalmente, para alcançar os objectivos que quero atingir?" Por exemplo, o que posso fazer para ser saudável é dormir bem, ter uma alimentação variada e saudável e fazer exercício físico.

Em terceiro lugar, devemos separar as várias actividades em não negociáveis (aquelas que temos ou queremos mesmo fazer) e negociáveis (aquelas que podem ser eliminadas se não houver tempo para elas), e classificá-las consoante o horário em que devem ser feitas, ou seja, horário fixo (ex., trabalho, aulas de ginásio) ou horário flexível (ex., relaxar, ler, escrever, tratar da casa).

Finalmente, é só começar a preencher o horário que a Amy Lynn fornece. Como exemplo, aqui fica a divisão das tarefas e o horário semanal da autora, que ela disponibiliza no site do livro, juntamente com printables em branco para usarmos nos quatro passos descritos acima:


Resumindo, adorei o livro, lê-se rapidamente pois tem apenas 32 páginas, e já fiz estes exercícios. Eu sempre gostei de fazer horários semanais, mas a novidade deste método é não tentar enfiar tudo o que queremos fazer no horário, mas sim focarmo-nos no que é importante, definindo tempo para relaxar, dormir, e fazer outras coisas que geralmente não agendamos. Ou seja, é o método ideal para os minimalistas ou para qualquer pessoa que busca uma vida mais simples, com menos stress e mais tempo para o que é importante (e o livro custa apenas 4,99 USD, o que não chega a 4 euros!).

5 comentários:

  1. Olá Rita,

    Os seus posts estão cada vez melhores!!! Adoro as suas sugestões e esta não vou deixar escapar! Bjs

    ResponderEliminar
  2. Também sou como tu neste aspecto Rita (sempre em busca de algo sobre Efectividade e Gestão de tempo). E há cerca de um ano descobri esse método de que falas através da Tríade do Tempo. Não sei se conheces , mas fica aqui o link para a capa do livro que eu tenho:

    http://www.fnac.pt/Seja-Dona-do-Seu-Tempo-Christian-Barbosa/a361216

    É por estas coincidências que me identifico muito com a essência do teu Blog.

    Beijocas ;)

    ResponderEliminar
  3. Rita,

    Me identifico demais com você, com o que escreve. Também estou direcionando minha para o minimalismo. E espero com ansiedade seus posts!
    Comprei o livro que você comentou!!! Obrigada por sua compartilhar de suas experiências e leituras.

    Abraço,
    Jane - Brasil

    ResponderEliminar
  4. Rita,
    Estou aprendendo muito com os seus textos, eles são uma ferramenta indispensável para quem está lutando para uma vida mais organizada e simples.
    Abraço,
    Sadra.
    Palmas/Tocantins - Brasil.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...