28/08/2012

Como planear uma grande ida ao Ikea



(originalmente publicado a 21 de Agosto de 2011)

Esta semana é A semana – vamos ao Ikea para fazer muitas compras! Tenho andado a planear esta viagem há mais de 1 mês, e deixem-me dizer-vos que não tem sido tarefa fácil.
É muito mais fácil quando vamos lá comprar poucas coisas e pequenas, mas planear uma ida ao Ikea para comprar imensa mobília é outra história…
Vamos redecorar o quarto dos miúdos, criar um escritório para eles, redecorar uma grande parte do meu escritório e uma pequena parte da cozinha. Neste planeamento todo aprendi algumas coisas e gostava agora de partilhar convosco algumas dicas sobre como planear uma grande ida ao Ikea (ou a outro sítio qualquer).

1. Fazer um orçamento

Este é o primeiro e mais importante passo. Quanto dinheiro estou disposta a gastar? Tenho que me lembrar que não vou gastar dinheiro apenas nas compras, mas também em combustível ou transporte.

Aqui, apareceram-nos dois problemas:

a) a qual loja Ikea devemos ir?
- a loja mais perto é em Sevilha, a 200 km daqui por uma auto-estrada sem portagens
- em Lisboa, a 300 km de distância, há 2 lojas, onde chegamos rapidamente por uma auto-estrada com portagens

O mais óbvio seria ir a Sevilha, certo? Errado…

            b) transporte
- as coisas todas que vamos comprar não cabem em nenhum dos nossos carros
- podemos usar o serviço de transporte do Ikea ou alugar uma carrinha (mas não podemos atravessar a fronteira com ela).

Depois de fazer as contas, parece que fica mais barato ir a Lisboa... No entanto, temos que ter em consideração que os preços do Ikea variam de país para país, e de facto, a mesma lista de compras é 25 euros mais cara em Lisboa que em Sevilha. Seja como for, decidimos ir a Lisboa com a carrinha alugada.

Agora, é subtrair o gasto em transporte ao orçamento, e ficamos a saber quanto dinheiro temos para comprar coisas!


2. Fazer 2 listas de compras

É isso mesmo, 2 listas de compras.

Numa lista escrevi as coisas que tenho mesmo, mesmo que comprar. É a mobília para o quarto dos miúdos, visto que vendi toda a mobília velha. Usei a ferramenta online no site do Ikea para fazer a lista de compras. É o máximo! Dá-nos o preço de cada coisa e o preço total, a disponibilidade de cada produto, o sítio em que estão localizados na loja e o número total de embalagens e peso total.

Depois de adicionar as coisas mesmo muito importantes à minha lista, adicionei aquelas que não preciso, mas quero à mesma… Velas, molduras e coisas assim. À medida que adiciono um item tenho que ir verificando o preço total para ver se ainda estou dentro do orçamento.

Assim que o preço das coisas na minha lista de compras chega perto do montante estabelecido, paro. Se ainda quero outras coisas que não são importantes, essas vão para uma segunda lista de compras (na minha segunda lista está o tapete Alvine Rand e a cadeira Skruvsta – não são coisas que precise, são caras, mas quero-as um dia…).

Agora é só imprimir a lista (a primeira) e olhar bem para ela. Tenho mesmo tudo o que preciso? Tirei bem as medidas para ter a certeza se as coisas cabem? Se bate tudo certo, então estou quase pronta para ir!

Mas, antes disso, olho para a minha lista mais uma vez. Será que preciso mesmo de tudo o que está na lista? Não posso deixar algumas coisas para uma próxima ida ao Ikea? Consegui reduzir significativamente a minha lista com esta estratégia…


3. Marcar a data

Agora é altura de marcar uma data e hora par a ir às compras. Assim, posso deixar a minha agenda livre para esse dia e tenho mais tempo para planear, por exemplo, onde ficam os miúdos e para decidir qual o veículo certo para alugar.


4. Usar roupa adequada

De certeza que ninguém quer passar o dia inteiro no Ikea com uns grandes saltos altos! Para viagens de compras destas, devemos usar roupa confortável – mas sempre com estilo, claro! Estou a planear levar um par de ténis e calças de ganga com uma blusa simples. Quanto à mala, uma que ponha a tiracolo, para não ter que andar sempre a ajeitá-la…


5. Levar água e comida

Água é óbvio: não quero desidratar… Quanto á comida, eu geralmente almoço no restaurante do Ikea, mas não sou grande fã daquela comida (as almôndegas suecas não são para mim…). Devo então considerar levar algumas alternativas, como barras energéticas e bolachinhas.

E penso que é isto! Depois conto-vos como correu a viagem!

11 comentários:

  1. Tu és mesmo organizada, não te escapa nada... boa sorte. :)

    ResponderEliminar
  2. Geralmente é assim que planifico as minhas idas ao IKEA. Recorro sempre às listas. São muito praticas.

    ResponderEliminar
  3. Mulher prevenida? Vale por duas :)

    ResponderEliminar
  4. Bem...300km para ir ao IKEA? Isso não era para mim...
    Estou a 42km e só fui lá 2xs.
    Quando lá vou não acho nada de jeito...e não considero que as coisas sejam baratas.
    Não percebo toda essa paixão que as pessoas têm pelo IKEA.
    Mas isto é a minha opinião. Boas compras :)

    ResponderEliminar
  5. Sou fã do Ikea e tenho um mesmo pertinho de casa por isso vou lá mts vezes. Há dias que nem chego a comprar nada e fico lá imenso tempo. Organizar uma 'ida ao Ikea' é realmente importante. Obrigada pelo post :)

    ResponderEliminar
  6. Concordo a 100%!!! Também já aderi às listas que se fazem pela net, dá para tirar muita informação, e saber a disponibilidade prévia e a localização das coisas dá um jeito.... O transporte também é sempre um problema e um gasto extra, mas sempre fica mais barato que recorrer ao transporte da loja.
    Tenho que experimentar fazer as duas listas.... acabo sempre com uma enorme e gasto mais do que pretendo...
    Boas férias / compras

    ResponderEliminar
  7. Em Julho passado tive que programar uma ida ao Ikea. Por mim teria ido ao de Sevilha, por ser mais perto e não ter auto-estradas pagas. Na altura ainda havia outra vantagem: como ia levar o meu carro, onde cabiam todos os caixotes que iria trazer (duas camas, quatro mesas de cabeceira, e dois estrados, uma cadeira de almoço para bebé para a minha prima) ainda podia abastecer o carro com combustível bem mais barato.
    Só não fui a Sevilha porque o meu companheiro é um despistado e tinha o BI caducado e não quisemos correr o risco de sermos mandados parar pelas autoridades...
    Mas fiz exactamente tudo o que fizeste! Listei o que queria, vi onde ficavam dentro da loja. Planeeei estar lá dentro duas horas mas despachei tudo em apenas 1h porque levava o guião bem descrito!

    ResponderEliminar
  8. Rita, eu sou brasileira e fiquei pensando sobre o que é exatamente essa Ikea. Daí perguntei para o Google e achei que é uma loja com uma proposta muito interessante. Pena que não tenha lojas assim aqui no Brasil (eu pelo menos não conheço, rs!)
    Boas compras para você.

    ResponderEliminar
  9. O IKEA é mesmo aqui ao pé de mim e no entanto vejo primeiro na net o que quero comprar, medidas, etc e só depois é que vou!
    Anuskas

    ResponderEliminar
  10. Oi Rita,tudo bem?Sou brasileira e planejo minha viajem à Portugal para julho de 2013. Estive na Ikea de Barcelona numa viajem anterior mas agora estou tentando descobrir qual Ikea é a mais próxima de Lisboa. Se puder me dizer ficarei muito agradecida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há dois nos arredores de Lisboa, o de Loures e o de Alfragide. Nos sites estão as indicações de como lá chegar.

      Eliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...