17/09/2012

Como fazer uma almofada de envelope

Queres costurar mas não sabes por onde começar? Uma capa de almofada de envelope é um dos projectos de costura mais fáceis e úteis para a tua casa. No outro dia fiz duas almofadas de envelope e uma saia para a cama que mudaram instantaneamente o ambiente do meu quarto.

Para começar, quais são as dimensões da almofada para a qual queres fazer a capa? As minhas almofadas são quadradas, com 65 cm de lado. Então, precisei de um longo rectângulo de tecido com cerca de 140 cm de comprimento (65 cm para a frente, mais 65 cm para trás e mais uns 10 cm para fazer a sobreposição na parte de trás) por cerca de 70 e pouco de largura (para a largura só interessa a largura da almofada).

Qualquer tecido, sobretudo estes tecidos de algodão do Ikea, devem ser lavados antes de usados, pois vão encolher um pouco com a lavagem.

Depois de medido e cortado o meu rectângulo de tecido, fiz uma bainha numa das extremidades mais curtas. Basta enrolar uma barrinha com c. 1,5 cm para dentro e enrolar novamente, prensar com o ferro de passar e coser na máquina.


Depois fiz a bainha na outra extremidade do tecido.


Depois das bainhas feitas, coloquei o tecido na mesa e fiz o envelope, mas com o tecido do avesso. Como a almofada tem 65 cm de lado, medi 65,5 cm, para compensar os milímetros que se perdem quando se vira o tecido para o lado direito, depois da almofada estar pronta. Esta primeira medição é entre as duas dobras da capa, ou seja, do lado esquerdo ao lado direito do tecido na foto abaixo.


Com o tecido bem posicionado, direito e bem medido, prendi-o com alfinetes. De seguida, medi os outros 65,5 cm (de cima para baixo na foto anterior) e marquei a lápis uma linha de cada lado para me orientar (não se vê na foto por o tecido ser escuro). Cosi então sobre essas duas linhas.


Por fim, aparei o excesso de tecido como mostra a foto, passei as costuras todas a ferro e virei a capa para o lado direito.


E o resultado é este:



Queres ver mais projectos simples de costura? Aqui ficam alguns:

sacos em tecido
babetes
bases para copos
marcadores de livros

7 comentários:

  1. Gosto tanto, super útil.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada!!!
    Eu adoro costurar, e tenho feito vários projetos diferentes, mas confesso que essas almofadas são do mais fácil que há, mas eu nunca fiz...
    Beijinho e boa semana! :)

    ResponderEliminar
  3. Sou eu ou uma das almofadas está do avesso?
    Parabéns pelo blog, é a 1ª vez que venho e gostei.

    ResponderEliminar
  4. ainda estou a aprender a dar os primeiros passos na costura ;) estes tutoriais dão imenso jeito, obrigada!

    não tens o das malas de tecido em português?

    beijinho

    ResponderEliminar
  5. Acabei agora de ler o livro! Lindo!!! E bastante inspirador. Vou tentar começar o quanto antes a minha aventura no minimalismo. Obrigado :)

    ResponderEliminar
  6. também adoro as minhas costurices para por a minha casa do meu geito e poupando uns trocos. Nas almofadas a minha mãe ensinou-me a fazer as costuras de modo diferente, como se fazia antigamente em que tudo tinha de ser com primor, e assim não corremos os risco do tecido desfazer no avesso, basta que se dê um primeira passagem com o tecido do direito e depois então se dê outra passagem no avesso. Assim temos o tecido cosido por dentro e por fora sem risco de se "esfiapar".

    ResponderEliminar
  7. também adoro as minhas costurices para por a minha casa do meu geito e poupando uns trocos. Nas almofadas a minha mãe ensinou-me a fazer as costuras de modo diferente, como se fazia antigamente em que tudo tinha de ser com primor, e assim não corremos os risco do tecido desfazer no avesso, basta que se dê um primeira passagem com o tecido do direito e depois então se dê outra passagem no avesso. Assim temos o tecido cosido por dentro e por fora sem risco de se "esfiapar".

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...