26/09/2012

Cozinha minimalista - chocolate

Aqui há uns tempos, a Margarida sugeriu que eu falasse um pouco mais sobre receitas minimalistas. Achei uma ideia interessante, mas devo confessar que não gosto nem tenho jeito para cozinhar. No entanto, há algumas comidas, ou melhor, doces, que gosto de fazer...
Duas das minhas preferidas são o salame de chocolate e bolo de chocolate (ou não fosse eu viciada em cacau).





Já experimentei várias receitas de salame de chocolate, mas a que faço com mais frequência é muito fácil:

1 ovo
100 g chocolate em pó
100 g de açúcar (só uso açúcar amarelo)
100 g de margarina (ou um pouco menos; adoro o saber da Vaqueiro)
1 pacote de bolacha Maria

Misturo a manteiga, o ovo e o açúcar na Bimby, junto o chocolate, as bolachas partidas aos pedacinhos, e já está!

O bolo de chocolate da foto é uma receita que descobri através da Carla. Oh, coisa mais deliciosa e fácil de fazer! Este bolo de chocolate é o que faço agora para qualquer ocasião, seja para comer em casa ou para levar para a escola nos aniversários. É mesmo muito bom e muito fácil de fazer. Em relação à receita da Carla, ponho meia chávena de óleo em vez de uma e deixo o bolo cozer a 180ºC durante 25-30 minutos, pois gosto dos bolos mal cozidos. Hum, escrever este post deixou-me com fome...

6 comentários:

  1. O salame de chocolate é a maravilha das maravilhas. :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela partilha. Eu não sou nada que se pareça com minimalista, mas nas receitas sou um bocado!!! Eu cá só gosto de receitas tipo juntar tudo e já está!
    Por acaso salame de chocolate não costumo fazer. Já fiz, mas há anos!!! Olha, boa ideia! Tenho que voltar a fazer...as minhas minis devem gostar, hehhe!
    Quanto ao bolo, a minha receita é quase, quase isso, e é como dizes: é sempre o meu bolo de chocolate, para qualquer ocasião, para qualquer finalidade. É simplesmente perfeito! :)

    ResponderEliminar
  3. Ai que bom aspecto... :-)

    ResponderEliminar
  4. Aspecto maravilhoso! E sei que é bom, porque é o que costumo fazer, mas ponho só uma chavena de açúcar e meia de óleo. E ponho tudo dentro duma taça e bato tudo junto. Já experimentei também com cacau em pó (fica óptimo) e acrescento uma pitada de canela e açúcar baunilhado. Relativamente a cobertura faço bem diferente: uma tablete de chocolate culinario derretido com um pacotes de natas e voilá, é sem dúvida um bolo perfeito! E a mesma receita funciona na mfp!

    ResponderEliminar
  5. :)
    Agora até apetece ir já fazer salame, não estivesse tudo encaixotado. De facto, se há receita minimalista é essa. É do género das que eu gosto: vários ingredientes e tudo ao mesmo tempo. Depois por fases gosto de cozinhar e fazer receitas mais elaboradas, mas raramente. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Tenho que experimentar esta! :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...