07/09/2012

Dia 3 - Rotinas diárias

Já aqui falei muito sobre as rotinas diárias e suas vantagens. Citando a Thais, as rotinas não são um horário, mas sim uma sequência de actividades, que pode e deve ser adaptada aos horários de cada um.

As vantagens das rotinas são inúmeras. Por exemplo, ao planear tudo com antecedência, as rotinas simplificam a minha vida; ao não perder tempo a pensar qual será o próximo passo ou acção, as rotinas aumentam a minha produtividade; e como planeio tudo e faço o que tenho a fazer quase de forma automática, as rotinas dão-me mais tempo para outras coisas. Concluindo, ter rotinas bem definidas faz de mim uma pessoa mais feliz!

As rotinas mais importantes para mim são a rotina da manhã, a rotina da tarde, a rotina de limpeza e a rotina de preparação da semana.

Rotina da manhã

A rotina da manhã serve sobretudo para combater a correria e as manhãs caóticas, tão comuns à maioria de nós, e para ter mais tempo para fazermos coisas que geralmente não conseguimos fazer ao longo do dia.   

A minha rotina da manhã inclui levantar-me mais cedo que toda a gente cá em casa, fazer uma chávena de chá preto, lavar alguma louça que esteja por lavar da noite anterior enquanto a água aquece, ligar o computador e escrever, fazer exercício físico, tomar banho e vestir-me, fazer os pequenos-almoços, lavar a louça, fazer a cama, etc. Tenho as tarefas da manhã de cada pessoa por escrito, para ninguém se esquecer de nada (os miúdos, por exemplo, devem fazer as suas camas e dar comida aos gatos), e aconselho-te a fazer o mesmo e a afixar a lista num local bem visível. As minhas estão no frigorífico e no escritório.

Lembram-se do livro What the most successful people do before breakfast, recheado de histórias verdadeiras de pessoas reais que acordam antes de toda a gente e trabalham, relaxam, fazem desporto, têm tempo para si, e, sobretudo, não se queixam que não têm tempo para nada? Aconselho vivamente a sua leitura e se achas que não tens tempo para nada, experimenta levantar-te 15 minutos mais cedo durante uns dias, depois meia hora mais cedo e por aí fora, aproveitando esse tempo extra para fazer coisas (não vale levantar mais cedo para ver televisão!). Aqui ficam mais algumas dicas sobre rotinas matinaiscomo levantar cedo e usar o kaizen.

Rotina da tarde/noite

O segredo de uma boa manhã é só um: preparar tudo na noite anterior. Por isso é tão importante ter uma rotina da tarde (ou da noite), não só para fechar bem o dia, mas para garantir que a manhã seguinte corre bem. 

A minha rotina da tarde inclui verificar os TPCs e mochilas dos miúdos, preparar a minha roupa para o dia seguinte, lavar a louça e limpar a cozinha (o J. é que cozinha a maior parte das vezes), arrumar o que estiver desarrumado em 15 minutos, e por aí fora. Cumprindo a rotina e não perdendo tempo na internet ou em frente à televisão, fico com imenso tempo depois do jantar para estarmos em família, para ver televisão, para ler, para relaxar, e vou para a cama muito mais descansada e feliz por ter a casa em ordem. Mais sobre rotinas noturnas aqui.

Rotina de preparação da semana

O planeamento antecipado das coisas é o segredo para que tudo corra bem. Por isso, também tenho uma rotina de fim-de-semana para preparar a semana que aí vem e começá-la bem planeada, preparada e sem stress. 

Esta rotina, da qual falei aqui em pormenor, inclui: definir o trabalho para a semana seguinte, planear o menu semanal e ir às compras, fazer a revisão semanal e planear a semana seguinte, deixar toda a roupa lavada, passada a ferro e arrumada (ao domingo), destralhar qualquer coisa se necessário e fazer uma limpeza mais a fundo a uma divisão da casa.

Rotina de limpeza

Ah, sobre esta falarei em pormenor daqui a uns dias... Mas, resumidamente, faço um speed cleaning duas vezes por semana e uma limpeza profunda a uma divisão da casa ao fim-de-semana. Desde que me tornei minimalista e me livrei de tralha e de mobília, a limpeza da minha casa tornou-se muito, mas muito mais fácil!


Por fim, se queres criar novas rotinas, mas não sabes por onde começar, segue os seguintes passos (mais detalhes aqui):

1. Escolhe o período mais crítico do teu dia
Geralmente são as manhãs, sobretudo para quem tem filhos e horários para cumprir.

2. Faz uma lista de tudo o que tem que ser feito nesse período
Ordena os items por uma ordem lógica (não faz sentido lavar a louça antes de fazer o pequeno-almoço) e afixa a lista num local visível.

3. Calcula o tempo que necessitas para cumprir toda a rotina matinal
E, se necessário, começa a levantar-te mais cedo de modo a teres tempo para fazer as coisas.

4. Segue a nova rotina durante 1 semana
E verifica se a nova rotina funciona para ti. Se os níveis de stress forem ainda maiores, é porque algo está mal e a rotina tem que ser revista.

5. Implementa novas rotinas
Cria novas rotinas para outros períodos críticos do dia, seguindo os mesmos passos.


6 comentários:

  1. Olá Rita!

    Mais um post fantástico!!

    As "rotinas" tão desprezadas por alguns são essênciais, pois uma vez incutidas é como escovar os dentes já nem pensamos nelas, o acto torna-se automático e não gastamos energia a pensar se devemos ou não fazer algo agora ou daqui a 5 min e qdo se dá conta já não ha tempo.
    Eu tenho várias rotinas, agora estou de férias, decidi passar férias em casa(vivo a 2 min da praia :))por vários motivos: financeiro, e de organização. O dinheiro que iria gastar nas férias dá para as obras que vou ter em casa(vou pintar a casa com a ajuda de amigos e mais uns arranjos que verdadeiramente me vão deixar a casa num caos...)mas o essêncial é que até nas férias me sabe bem uma nova rotina para fazer o que quero e mesmo assim ir á praia, ler um bom livro...e organizar a casa(armários,arrumos etc.. Estou a treinar para a maratona do Porto, por isso todos os dias ou corro ou vou ao ginásio. pex hoje: levantei-me as 7 para escrever e ler, vou agora correr 2h é um treino mais longo e depois alongamentos, seguido de um banho e depois vou á praia, aproveito para estar com amigos e ler(tento de ler 2 livros por semana um em portiguês outro em inglês).
    Sabe bem poder ter 2h demanha para mim nas férias, aproveito bem o dia. Tento deitar-me cedo, e nada de TV e claro cumprir a minha lista de arrumação que fiz para estes dias.
    Claro que a minha inspiração é reforçada pelos teus post Rita!!!
    Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Excelente post ( como sempre )!
    A verdade é que, embora tenha as minhas rotinas mais ou menos organizadas, mas não com tanto rigor,o teu blogue tem sido fonte de inspiração e faz-me ter vontade de destralhar cada vez mais a casa e arranjar tempo para fazer coisas que me dão prazer mas que tenho tido dificuldade em encaixar no meu dia a dia, nomeadamente os meus hobbies e algum exercício físico ... a ver vamos ;)
    Mas obrigada por dispores do teu tempo para partilhares as tuas sugestões connosco !

    ResponderEliminar
  3. Olá Rita.
    Sigo o seu blog à imenso tempo e é com uma grande alegria que venho finalmente agradecer tudo o que (sem saber) tem feito por mim.
    Tem-me ajudado imenso na organização da casa e da mina vida, profissional e pessoal.
    Continue esta partilha connosco.
    Um grande beijinho,

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada por estes comentários!! Fico muito feliz por ser útil!!

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde, o que é o Kaizen?
    um abraço

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...