26/10/2012

Como arranjar mais tempo

Eu adoro esta temática da gestão do tempo. Gosto de ler blogs e livros sobre o assunto, e um dos meus livros preferidos é o 168 hours, da Laura Vanderkam, sobre o qual já falei aqui. A Laura também tem um blog e, como jornalista freelancer, escreve muitos artigos sobre este tema para diversas publicações online - e eu devoro-os todos. Um tema recorrente da sua escrita é como aproveitar bem o tempo que temos - afinal, todos dispomos das mesmas 168 horas semanais. Se umas pessoas conseguem fazer imenso nesse período, porque é que outras estão constantemente a queixar-se que não têm tempo para nada? Uma forma de aproveitar melhor o tempo é olhar bem para blocos de tempo ao longo do dia que são subaproveitados, e organizar as coisas de forma a aproveitar melhor esses períodos.

Para começar, o período da manhã é o preferido da maioria das pessoas de sucesso. Enquanto as outras pessoas dormem, as pessoas mais produtivas levantam-se mais cedo para aproveitar essas horas calmas, quando ainda não surgiram problemas, emergências ou outras solicitações. Estas pessoas aproveitam as manhãs para trabalhar, para fazer desporto, para cuidarem de si. E acordar cedo não é assim tão difícil como parece! Se queres começar a acordar mais cedo, aproveita agora que a hora vai atrasar! Se queres mais inspiração, este livro é um dos mais inspiradores que li nos últimos tempos.

As manhãs de fim-de-semana também têm imenso potencial. Em vez de ficares na cama mais umas horas, levanta-te, abre as janelas e aproveita para pôr algum trabalho em dia - ou simplesmente para ler um livro, meditar, ou ouvir música. 

Outro período geralmente mal aproveitado são as deslocações para o trabalho. Eu, quando vou a pé, aproveito os 25 minutos de caminho para fazer exercicio físico, ouvir música e pensar. É normal fazer o caminho todo com o sorriso nos lábios, de tão bem que essa caminhada me faz sentir. Quem faz deslocações mais longas pode aproveitar para ler (se não for a conduzir!), pôr trabalho em dia, enviar emails e fazer outras tarefas que exigem menos concentração.

No trabalho, é comum fazermos várias pausas ao longo do dia. Eu já não as faço, só páro mesmo meia hora para almoçar (em breve explico porquê), mas quando fazia pausas de 15 ou 20 minutos, aproveitava para ir lá para fora apanhar Sol e levava o ebook reader para ler qualquer coisa. É verdade que eu sou introvertida e um pouco anti-social, mas preferia aproveitar esse tempo desta forma do que ir para a conversa no bar da faculdade.

Em casa, a televisão é uma das maiores sugadoras de tempo (e a internet também...). Acho que a maior parte das pessoas nem se apercebe do tempo que passa em frente à TV, a fazer zapping e a ver coisas sem interesse, quando podia aproveitar esse tempo (que são várias horas diárias, em muitos casos) para fazer outras coisas. Tratar da casa, destralhar e organizar um armário, trabalhar nalgum projecto, fazer exercício físico, brincar com os miúdos, fazer jogos em família, etc. Eu estou cada vez mais alérgica à televisão e só vejo programas que quero mesmo ver, como Grey's Anatomy, How I met your mother, ou o Mayday, desastres aéreos. A maior parte das vezes ponho-os a gravar e vejo-os quando estou a passar a roupa a ferro.

E vocês, aproveitam bem as 168 horas da semana?


10 comentários:

  1. O meu lema também é acordar cedo. Divido o meu dia em blocos de tempo (utilizo inclusive o despertador do telemóvel), para conseguir realizar uma tarefa sem me concentrar noutra.

    Até parece que combinámos. Esta semana também escrevi uma série de dicas sobre o assunto em http://manualdafelicidade.blogspot.pt/2012/10/como-ganhar-mais-tempo-no-seu-dia-dia.html

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. excelente post!
    Eu confesso que nao sou early bird, nao no fim de semana. A nao ser que tenha um plano especifico adoro por os sonos em dia, acordar, tomar o peq almoco com calma, ler os blogs que gosto e ouvir musica, abrir as janelas da casa, arejar, tomar um banho longo e preparar-me para uma longa caminhada pela tarde.
    A caminho do trabalho tomo o pequeno almoco e leio haahahhaha
    Mas reconheco que passo muito tempo no computador a ler blogs e a ouvir musica, mas pronto eu gosto mesmo.

    ResponderEliminar
  3. Olá, bom dia! Durante o último ano (com muita ajuda dos textos e dicas da Rita)passei a aproveitar melhor as 168 horas da semana, criei uma rotina matinal e para o final do dia, as tarefas que faço nesses períodos são habitualmente relacionadas com a gestão caseira, tratar da roupa e loiça, planear e adiantar a preparação de refeições, destralhar e reorganizar papéis, and so on...

    Célia

    ResponderEliminar
  4. Para mim o maior problema é o computador. Se ligo esta porcaria, lá se vai uma manhã inteira a ver blogs e facebook, sites de alimentação e tretas. Tenho perfeita consciência que é um vício e que me atrasa a vida... Quando quero muito fazer alguma coisa, nem ligo o computador porque já sei no que dá se o ligar.
    Esses livros que referes há à venda nas livrarias ou só se conseguem online?
    Obrigada,
    Celeste

    ResponderEliminar
  5. Acho que consigo aproveitar bem o tempo. O mais importante é mesmo mantermo-nos focados e nisso penso que a meditação ajuda muito. Fica aqui um post interessante sobre este assunto do tempo/produtividade: http://www.scotthyoung.com/blog/2012/10/26/bootcamp-2012-day-1/

    ResponderEliminar
  6. olá Rita. Tem algumas sugestões para quem, como eu, perde pelo menos duas horas diárias em deslocações (a conduzir)?

    ResponderEliminar
  7. Olá Rita! Como eu gostaria de conseguir organizar assim como tu as minhas 168 horas! Mas infelizmente trabalho por turnos...hoje levantei-me as 3h da tarde! Fiz noite e deitei-me às 9:45 da manha... :( Se houver dicas de organização do tempo para quem não tem horário nem folgas fixas eu ia adorar! :) beijinho grande

    ResponderEliminar
  8. Bom, certamente minhas manhãs poderiam ser mais produtivas. Gosto de ficar um pouco mais na cama, e tomar o café da manhã com vagar,ouvindo as notícias. Então só começo de fato a fazer alguma coisa por volta de 9:00 hs. Às 12:oo hs tenho que estar na rua, a caminho do trabalho. Mas sou bastante organizada, e tenho aprendido a me planejar (com sua ajuda, Rita!). Então, essas minhas tres horinhas da manhã rendem bastante!
    Como dizia uma amiga: o tempo que se perde fazendo o que se gosta não é tempo perdido...

    ResponderEliminar
  9. olá Rita
    Obrigada pela tua resposta sobre evernote.
    Ia encomendar o livro 168 hours, quando me apercebi que tens um "espaço" aqui no blog "recomendo", que permite ajudarmos te de algum modo, se escolhermos fazer as encomendas por aí.Pois que eu gostaria de fazer as encomendas por aí, ehehh, mas não encontrei esse livro lá. Não sei se este livro não dá para fazer isso, ou se não está actualizado. Por isso, pergunto-te.
    Obrigada
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, muito obrigada pela preocupação! Não, o livro é através da amazon, não tenho nenhum affiliate link, podes comprar directamente! Espero que gostes do livro!

      Eliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...