16/11/2012

Bom dia manhãs

Update: Para as várias pessoas que perguntaram - é claro que eu deito-me cedo! Durmo pelo menos 7 horas por noite.

Ser madrugadora sempre foi um grande objectivo meu. As pessoas que se levantam mais cedo que o resto do mundo conseguem fazer muito mais coisas e trabalhar nos seus projectos pessoais, e não se queixam que não têm tempo para nada. As pessoas de sucesso trabalham, fazem exercício físico, e muitas outras coisas antes do pequeno-almoço

Há alturas em que consigo levantar-me cedo e há alturas em que é terrivelmente difícil (mas nunca acordo depois das 7 e meia). Nos dias em que me levanto às 5 ou às 6, tenho mais energia ao longo do dia, consigo fazer muito mais coisas e sinto-me muito mais feliz. A parte difícil é mesmo sair da cama quando o despertador toca, sobretudo agora que os dias são mais curtos e começa a ficar mais frio.

Ontem senti que precisava de um accountability partner, ou seja, alguém que também queira levantar-se cedo. A ideia é "picar o ponto" junta da outra pessoa quando acordar. Pode ser enviar um sms para o parceiro quando acordo, ou pode ser algo mais abrangente como deixar uma mensagem num grupo do facebook. Há muitos grupos e fóruns destes, mas a maioria nos Estados Unidos, onde a diferença horária é de pelo menos 5 horas em relação a Portugal. Pesquisei a existência de um grupo desses cá, mas não encontrei nada. Então, se não existe, porque não criá-lo? E assim nasceu o grupo "Bom dia manhãs".

As regras do grupo são simples. Cada novo membro declara os seus objectivos, especificamente a que hora quer acordar e o que quer fazer nesse período. Depois, cada dia de manhã, vai picar o ponto ao grupo, deixando uma mensagem a dizer que já acordou. Será mais difícil para as pessoas que não vão logo agarrar-se ao computador quando se levantam, mas tem que haver uma partilha pública dos sucessos (e fracassos). Os membros dos grupos devem dar força e motivarem-se uns aos outros para acordar cedo. Vamos partilhando dicas sobre os early risers e coisas giras que encontramos na internet, assim como as nossas experiências pessoais para nos inspirarmos! Vamos deixar de ser preguiçosos, vamos saltar da cama quando toca o despertador e ser mais produtivos! Vamos recusar ser daquelas pessoas que só se queixam que não têm tempo para fazer nada e vamos juntar-nos ao grupo das pessoas de sucesso que conseguem fazer tudo!!

O grupo foi criado ontem. Ontem declarei que hoje queria levantar-me às 5 da manhã - e nunca foi tão fácil saltar da cama tão cedo como foi hoje! Saber que há dezenas de pessoas que estão à espera que eu o faça, faz toda a diferença em termos psicológicos. Sâo agora 5h45, já fiz chá, já "piquei o ponto", já escrevi este post e ainda tenho umas 2 horas até o resto da casa acordar! É maravilhoso! 

Quem quer juntar-se ao grupo dos madrugadores de sucesso?

48 comentários:

  1. Que entusiasmo, menina!! Muito muito bom! Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  2. Antonio Souto16/11/12, 06:04

    Bom dia Rita, são 6:03 e já li o blog! Estou produtivo hoje...

    ResponderEliminar
  3. Eu ja me juntei :) Acho que esta foi mesmo uma ideia fantástica. Paranbéns!!

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Rita.

    Só para dizer que já estou acordado há 15minutos. Não tenho Facebook. Utilizo o Google+.

    Beijinhos e um dia muito produtivo para ti.
    Ricardo

    ResponderEliminar
  5. Bom dia. Para conseguires acordar às 5h ou 6h, a que horas te deitas? Dormes poucas horas?
    Psualmente

    ResponderEliminar
  6. Bom dia! Acho a ideia fantástica e atrativa. Tb gosto de levantar cedo, ao contrário de todos os outros cá em casa. Vou juntar-me ao grupo mas não agora que estou em recuperação de uma cirurgia. Bjns

    ResponderEliminar
  7. É uma ideia muito interessante. Vou ponderar! :)

    ResponderEliminar
  8. Bom dia Rita:

    Acho a tua ideia fantástica. Mas a questão que eu coloco-te é: a que horas te deitas? terá que ser por volta das 22h. Tinha bastante interesse me juntar a esse grupo mas se não dormir 7 horas por dia não produzo.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. eu quero! vou já tratar disso :)

    beijinhos. bom dia!

    ResponderEliminar
  10. Aderi ao grupo. Acho que deixei comentário no post errado :P

    ResponderEliminar
  11. Que boa ideia!! Eu não sou grande madrugadora, mas quando consigo fazê-lo tb me sinto bem. Talvez com o grupo se torne um hábito...

    ResponderEliminar
  12. Bom, também me levanto cedo, sempre me levantei c as galinhas comi se diz. E vou tentar "picar o ponto" sempre q consiga. E sem duvida q faz toda a diferença essas horas da manha, o dia tem outra dimensão. Até amanha!!!

    ResponderEliminar
  13. Sem duvida q o dia tem outra dimensão qd se acorda mais cedo. Para mim n é difícil, desde sempre q me levanto com as galinhas. E sem duvida que tem imensas vantagens. Desde trabalho da casa a momentos nossos, consegue se fazer de tudo. Então até amanha!!!

    ResponderEliminar
  14. Boa ideia!! A sensação q tenho muitas vezes é a de q sou a única q esta acordada e que devi estar doida!!! Lol, vou tentar vir " picar o ponto". Até amanha!!

    ResponderEliminar
  15. Juntei-me ontem. Orgulhosamente, serei uma das primeiras pessoas a usar este "Bom dia manhãs". Espero corresponder às minhas expectativas e às dos outros.

    ResponderEliminar
  16. Bom eu tenho exactamente a mesma vontade de me levantar cedo...por vezes consigo outras vezes nem por isso!
    Juntei-me ao grupo do facebook para ter mais um incentivo mas aquilo não me deixa ver nada...devo ter que aguardar para ser aceite!
    Bom o objectivo é levantar às 6.30/7.00h para dar tempo de fazer exercicio fisico antes de ir trabalhar!
    Vou ver se consigo cumprir!

    ResponderEliminar
  17. Eu também gostava de saber quantas horas de sono consegues, Rita. Eu não consigo funcionar mentalmente se não dormir regularmente umas 7 horas, pelo menos. Para me levantar por exemplo às 6h deveria deitar-me às 22h o que é quase impossível.

    ResponderEliminar
  18. que boa ideia! vou querer participar porque também eu preciso de ter pessoas a "controlar-me" para fazer certas coisas, vai ser um óptimo incentivo e vem mesmo a calhar

    ResponderEliminar
  19. Olá! Era disto que precisava!!!! O grupo é privado, mas já vi que uma amiga já lá está e já lhe pedi para me apresentar! O meu objectivo são as 6 da manhã.... Mas neste momento nem ás 07h00 tenho cumprido!!bjs.

    ResponderEliminar
  20. Paulina Reys16/11/12, 11:28

    Bom dia Rita!
    A Rita consegue sempre surpreender-me pela originalidade dos temas :)
    Cada vez mais me convenço que a força motriz do ser humano é mesmo a motivação!
    Não sou muito fã de Facebook mas estou tentada em aderir. Penso que assim fica mais fácil levantar cedo, porque só ter vontade muitas vezes não basta. Bjs

    ResponderEliminar
  21. Que bela ideia Rita!
    Já me aderi ao grupo! O meu objectivo é começar por acordar ás 7h, e depois quem sabe passar a acordar ás 6h.
    :)

    ResponderEliminar
  22. Pode não ter nada haver, mas quando estudava chegava a casa ás 20h ora apetecia mais dormir do que estudar. O que fazia eu? Quando chegava a casa ia dormir e depois acordava às quatro da manha para estudar fresca da vida, ás sete com o nascer do sol já estava a apanhar o autocarro com a matéria estudada. Foi assim que fiz o secundário... Desde ai sou madrugadora a minha desculpa diz que é adoro ver o nascer do sol.

    ResponderEliminar
  23. Bom demais Rita. Hoje foi difícil levantar e eu estava justamente pensando que quando acordo mais cedo, até a preguiça é menor. Fico mais disposta e produtiva.
    Pena que moro no Brasil e não dá pra participar. Mas você está certíssima, e ter lido este post só confirmou que preciso mesmo fazer isso.
    Sucesso!

    ResponderEliminar
  24. Adorei a ideia!!! Também gosto de levantar cedo! De segunda a sexta cá em casa é as 6:25hrs, mas gostaria de começar a praticar exercícios logo de manhã para isso terei de levantar-me as 6:00hrs, vou já aderir ao grupo! Bjs!

    ResponderEliminar
  25. Adorei a ideia e já estava a precisar de um incentivo destes por isso vou aderir :)

    ResponderEliminar
  26. Excelente idéia :-)
    O meu acordar sp foi mt difícil mas sp q desperto cedo parece q tudo corre melhor e ag q sou mãe tenho cada vez mais intenção de ser mais produtiva no tempo q determino pr cada coisa. Neste momento estou de licença maternidade mas vou aderir pr a motivação ir crescendo até começar a trabalhar. :-)

    ResponderEliminar
  27. Ideia interessante! Com minha filhinha pequena só acordando mais cedo para fazer minhas coisas...Tem alguém do Brasil disposto a fazer?!

    ResponderEliminar
  28. Que idéia bacana, Rita! Mas olha, preciso de mt tempo até poder participar desse grupo..eu acordo hiper tarde. Td dia digo: vou dormi cedo e acordar cedo. Mas ai se me deito cedo, rolo na cama e perco horas. Temrino por levantar e ir fazer algo, durmo tarde e pronto.... só estava conseguindo qd estava fazendo exercício fisico regular. Preciso voltar!
    bjs,

    ResponderEliminar
  29. Não sou de Portugal mas vou participar do grupo como forma de inventivo vendo o exemplo das outras pessoas tentando atingir o mesmo objetivo!

    ResponderEliminar
  30. Adorei a ideia e já me juntei! :) Mas terei que traçar os meus objectivos! Trabalho por turnos e não é fácil estabelecer uma rotina! :) Bela iniciativa! Parabéns!

    ResponderEliminar
  31. oh... Não sou facebookiana...
    :(

    ResponderEliminar
  32. Também já me juntei ao grupo. Espero que me ajude a levantar mais cedo. Mas vou começar por objetivos pequeninos :)

    Marta

    ResponderEliminar
  33. Adorei Rita. Depois de ler este post até fiquei empolgada. Já enviei o pedido. E parabéns pela iniciativa. Uma ótima iniciativa, sem dúvida.

    ResponderEliminar
  34. Tb sou brasileira e gostaria de participar... Se mais alguém do Brasil tiver um grupo desses, seria bom postar aqui hehehe! (dei uma buscada no FB e não encontrei, mas tb não sei se usei boas chaves de busca)

    A ideia é excelente. Não me conformo com o povo q posta dizendo q odeia acordar cedo! O dia fica indiscutivelmente mais produtivo assim!

    PS: Sou nova aqui, estou lendo o blog rumo às mais antigas. Cheguei através da Thais e do Vida Organizada! Estou adorando!!

    ResponderEliminar
  35. Liliana Santos16/11/12, 22:35

    Rita, gostei da inciativa e já enviei pedido, mas gostava de uma opinião/conselho. Não sei se conhece a expressão "Mocho" e "Cotovia" para diferenciar as pessoas madrugadoras das que se levantam e deitam mais tarde, mas eu sou claramente "mocho", lol, como poderei contrariar esta particularidade? Será que "treinando" o deitar e acordar cedo chegará? Desde miúda que sempre foi assim, à noite nunca há sono (e por vezes vou para a cama e a cabeça não pára a pensar em montes de coisas e sem conseguir adormecer) e de manhã acordo sempre cansada. (Em meu abono informo que tenho um bébe de 14meses que me acorda mais de duas vezes por madrugada...). Obrigada desde já.

    ResponderEliminar
  36. Que espectáculo! Adorei o teu entusiasmo e agora vou espreitar o grupo para me inspirar; vocês, madrugadores, não são deste planeta! ahahaah
    Adorei!

    ResponderEliminar
  37. Adoro a ideia, em tempos conseguia fazê-lo, acordava cerca de 2h antes de sair, e conseguia organizar-me melhor, e parece que começamos o dia com mais energia e não com aquele ar de quem acabou de sair da cama! Agora estou na faculdade e não consigo, chego a casa às 17h, mas não consigo estudar até ao jantar pois estou cansada e preciso de descansar a cabeça. Portanto acabo por estudar entre as 19.30h e as 23h. Acabo por me deitar quase sempre à meia noite se me esticar no estudo.. de manhã acordo 40 min antes de sair de casa, e não me ajuda em nada porque detesto sair de casa acabada de acordar quase. Alguma dica? Devo mudar o meu horário de estudo para poder dormir mais? É uma confusão enorme, mas gostava de poder rentabilizar melhor o meu tempo. Sinto que podia fazer muito mais, prinicpalmente de manhã. Alguém com uma dica ou numa situação parecida?

    Obrigada

    ResponderEliminar
  38. Ola Rita so p saber se a tempestade de ontem te afectou e se ta tudo bem. Bjks

    ResponderEliminar
  39. Adorei a ideia, Rita! Parabéns!

    No meu caso, não tenho facebook, mas vou tentar ir acompanhando através de seus posts sobre o assunto.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  40. Adorei a ideia, é um incentivo para todos! No meu caso, tenho uma bebé de 9 meses e trabalho em part-time, pelo que estou todas as manhãs em casa com ela e é sempre preciso dar-lhe bastante atenção. Resultado: acabo por não ter tempo nenhum para mim porque ela acorda às 8h30 para comer a 1ª refeição e a partir daí não pára :)É preciso saber gerir bem o tempo. O meu objectivo para já são as 7h, vamos ver se consigo cumprir! ;)

    ResponderEliminar
  41. Olá Rita. Sou assídua em seu blog mas só hoje resolvi postar.
    Gostei muito da ideia de uma dar força à outra para acordar cedo.
    Preciso urgentemente de gerir melhor meu tempo. Tenho um filho de quase um ano que me solicita muito. Trabalho em tempo integral e perco quase 4 horas em engarrafamentos no trajeto casa/trabalho/casa. Também faço uma pós-graduação on line e não tenho empregada. Minha meta é acordar às 5 horas da manhã já que meu filho acorda normalmente às 7h, e aproveitar esse tempo para estudar.

    ResponderEliminar
  42. Mas que excelente iniciativa. Eu também funciono muito melhor acordando bem cedo e fazendo um conjunto de actividades que fazem sentido para mim antes de começar a trabalhar. O meu dia corre logo muito melhor. Já enviei pedido para pertencer ao grupo :)

    ResponderEliminar
  43. Em tempos conseguia e gostava de me levantar cedo.
    Atualmente sinto necessidade de dormir mais!
    Mas espero que seja apenas uma fase!

    ResponderEliminar
  44. Só hoje vi este post. Também sou uma madrugadora, levanto-me todos os dias às 5h50 mas como tenho de sair para o trabalho às 7h não tenho tempo de fazer muitas coisas. No entanto, também tenho umas rotinas que permitem ter tudo sempre controlado. Gostava muito de me inscrever no grupo mas eu não tenho hábito de ligar o computador a essa hora. Chego ao meu local de trabalho por volta das 8h e só começo a trabalhar às 8h30, por isso aproveito esses 30 minutos para ver o meu mail, a minha conta FB e adiantar algum trabalho.
    Espero que esse grupo tenha muito sucesso

    ResponderEliminar
  45. Ideia maravilhosa! Já acordo cedo, mas porque saio cedo pra trabalhar. Porém preciso acordar mais cedo ainda pra ter tempo de fazer algumas coisas que desejo antes de sair, mas como tenho ido dormir tarde tem sido bem difícil. Quero um grupo desses aqui no Brasil já! Tem tantos interessados aqui nos comentários, vamos organizar!
    Beijos e sucesso em suas madrugadas!

    ResponderEliminar
  46. Olá Rita
    Também pertenço a este grupo...sem saber que existia um grupo... Sou de levantar cedo e deitar cedo e tal, como tu, nunca me queixo da falta de tempo. É bom saber que não sou uma ET, fora deste mundo, e que há muitos outros que também são assim... Que bom... Por vezes até tinha vergonha de dizer a que horas me levantava ou deitava... de modo a evitar os olhares estranhíssimos, que me faziam sentir de outro planeta e completamente fora da população terrena...

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...