14/12/2012

A diferença entre o minimalismo e a vida simples - ou porque é que eu não vou fazer os meus próprios enfeites de Natal

A Sara Rauch, no seu defunto blog Life More Lived, exemplificava na perfeição a diferença entre o minimalismo e a vida simples. 
Contava ela que quando começou a simplificar a sua vida, pensou que passaria mais tempo na sua pequena horta a gozar os prazeres de fazer crescer os seus próprios vegetais - isto é vida simples. 
No entanto, apercebeu-se que ao passar mais tempo na horta, tinha menos tempo para a sua verdadeira paixão, a escrita. Assim, a Sara deixou a horta para se focar na escrita, a sua prioridade - isto é minimalismo.

Eu passei pelo mesmo em relação... à árvore de Natal. O ano passado tinha feito uma árvore de Natal minimalista com meia dúzia de enfeites, os últimos resistente às garras dos gatos - mas nenhum sobreviveu até este ano...
Por isso, este ano pensei em fazer estrelas em papel, mas rapidamente lembrei-me das imensas horas que gastei a fazer estas o ano passado. Apercebi-me que não queria passar fins de semana a fazer estrelas, quando podia fazer outras coisas que são mais importantes para mim, como ler. Por isso, decidi deixar-me de DIY e comprar uns enfeites de Natal no Ikea - estes, que ainda por cima não se partem (so they say). Assim, em vez de passar este fim de semana de volta de cartolinas e tesouras, vou passá-lo a fazer coisas de que gosto mais. É mais uma liberdade que o minimalismo me trouxe.

16 comentários:

  1. Penso exactamente da mesma forma! Como não estou nesta casa há muito tempo, ainda não tinha comprado árvore de natal. Não era prioridade e então fui deixando isso para depois... Com o minimalismo veio a consciência de que as coisas custam a manter, a limpar, ocupam espaço e no caso da árvore de natal a coisa ainda é pior: um mês e pouco exposta e a restante parte do ano guardada? Não, isso não é para mim. Ontem quando olhava pela janela reparei na casa dos meus vizinhos da frente com uma grande árvore muito gira e também com várias luzes na sala, brancas e simples, e eu pensei cá para mim: gosto tanto das coisas de natal, sobretudo das luzes, mas ainda gosto mais de ver na casa dos outros do que na minha, pois assim não tenho trabalho a limpar e a arrumar nem tenho que me preocupar que o 4 patas possa estragar essas coisas :)

    ResponderEliminar
  2. eu tb acho que tempo é dinheiro.
    gastar tempo fazendo os enfeites qdo se pode usa-lo para outra finalidade é como lavar cabeça de burro: gasta tempo, agua e sabão.
    eu usei os enfeites do ano passado e alguns que comprei...em 30 minutos montei e esta lá.
    bjs do brasil.
    lilly
    blog da reforma

    ResponderEliminar
  3. Perfeito! Também não faço nenhum enfeite em casa, e não só pelo tempo. É que percebi que, ainda que goste das coisas manuais, não sou boa em fazê-las. Nunca ficam tão lindas como nas fotos das revistas...rsrs. Não costuro, não bordo, não pinto. Mas sei montar belas composições com coisas compradas, e não abro mão de pendurar uma guirlanda, e montar um cantinho com cara de Natal.
    Você tem razão, Rita, quando fala em focar no mais importante. Incentivada pelo seu blog, tenho pensado muito nisso. Para algumas pessoas, o DIY pode ser o mais importante, pode ser aquilo que de fato mais gostam, e onde querem investir seu tempo. Para nossa Rita, é a escrita. Para mim é a leitura, e viver de forma leve, numa casa com poucas coisas mas todas agradáveis aos meus olhos...

    ResponderEliminar
  4. Perfeito! Também não faço nenhum enfeite em casa, e não só pelo tempo. É que percebi que, ainda que goste das coisas manuais, não sou boa em fazê-las. Nunca ficam tão lindas como nas fotos das revistas...rsrs. Não costuro, não bordo, não pinto. Mas sei montar belas composições com coisas compradas, e não abro mão de pendurar uma guirlanda, e montar um cantinho com cara de Natal.
    Você tem razão, Rita, quando fala em focar no mais importante. Incentivada pelo seu blog, tenho pensado muito nisso. Para algumas pessoas, o DIY pode ser o mais importante, pode ser aquilo que de fato mais gostam, e onde querem investir seu tempo. Para nossa Rita, é a escrita. Para mim é a leitura, e viver de forma leve, numa casa com poucas coisas mas todas agradáveis aos meus olhos...

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito desta tua explicação! só faria sentido fazeres tu propria os enfeites, se realmente fosse uma coisa que gostasses mesmo, mas mesmo muito, de fazer, caso contrário iria ser perda de tempo...e agora, que tal uma foto da tua arvore? ;)

    ResponderEliminar
  6. Muito bem!!! Também ajo assim, qual o objetivo em consumir horas fazendo coisas que não gosto? Agora só faço aquilo que é necessário e o que me dar prazer, pois o tempo para mim é precioso e o gasto da maneira que eu quero, por isso até já fui tachada de preguiçosa, veja só!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Oi Rita, adorei teu post! Também já concluí que não é porque eu gosto de crafts, que preciso fazer tudo.
    Este ano resolvi deixar os preparativos para o natal bem simples, reutilizei os enfeites que já tinha, comprei presentes e bolachas e agora estou bem tranquila e com tempo livre para fazer o que bem entender :) Nada de estresse de final de ano!
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Oi Rita, adorei teu post! Também já concluí que não é porque eu gosto de crafts, que preciso fazer tudo.
    Este ano resolvi deixar os preparativos para o natal bem simples, reutilizei os enfeites que já tinha, comprei presentes e bolachas e agora estou bem tranquila e com tempo livre para fazer o que bem entender :) Nada de estresse de final de ano!
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. tamine maklouf15/12/12, 13:45

    Oi Rita,
    o que houve com o "novembro, mês da escrita"? desde o meio de novembro você nao falou mais nada sobre o assunto. Fiquei a ver navios aqui. Abracos e obrigada pelos otimos posts.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, porque vou fazer um post sobre o estabelecimento de objectivos, em que vou abordar o novembro, mês da escrita.

      Eliminar
  10. Rita, você já leu o livro simplicidade vonturária de Duane Elgin? Pois a vida simples proposta por ele é muito mais parecido com o que você chama de minimalismo e não o contrário... Abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Marcos. Eu já li o livro do Duane e essa leitura foi um dos motivos que me fizeram chamar as mudanças que venho fazendo em minha vida de um caminho em direção a uma vida simples e não minimalista.

      Eliminar
  11. I'm hopeless at crafting so we decorate our artificial tree with a few lights and baubles we've had for years.
    I like that it takes me less than an hour to put out all our Christmas decorations.

    ResponderEliminar
  12. excelente conselho!!! Isto do DYI e muito bonito, mas para pessoas que nao gozam de tal tarefa, acho que nao vale mesmo a pena. especialmente quando o tempo e tao precioso. A minha arvore de natal deste ano: https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc6/255015_4314393292824_1309495568_n.jpg

    ResponderEliminar
  13. Sem duvida, e aqui entra uma vez mais as prioridades de cada um. Agora todo o tempo livre que tenho penso: o que me ape

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...