10/12/2012

A liberdade dos dias lentos


Passei este fim de semana na zona de Setúbal, com o J. e os miúdos. Não levei o computador e estive 48 horas sem aceder à internet. Acho que nunca tinha estado tanto tempo sem internet nos últimos 10 anos. 

Em Setúbal, não passeámos muito. O passeio de observação de golfinhos foi cancelado devido ao nevoeiro e acabámos por andar pelas praias da zona. O Portinho da Arrábida, que eu bem conheço dos meus dias de mergulho. A praia da Figueirinha, que adorei. Passámos lá boa parte da manhã de sábado, com um sol esplendoroso. Deitei-me na areia, sorvi os raios de sol, até joguei futebol. No domingo fizemos o mesmo em Tróia, numa praia deserta mas cheia de luz. O tempo passou devagar. Não estávamos com pressa para ir a lado nenhum. Não tínhamos trabalho para fazer, emails para checar, casa para limpar, refeições para cozinhar nem encontros para comparecer. A vida simplesmente andou mais devagar, o que nos permitiu saborear cada momento. E cada vez tenho mais a certeza que é essa lentidão que quero no meu dia a dia.

Não quero andar a correr de um lado para o outro.
Não quero ter mil e um compromissos e reuniões e horas marcadas.
Não quero ser escrava do trabalho nem da casa.
Quero ter tempo para fazer aquilo de que gosto e saborear cada momento.

Voltei a pegar nos escritos do Leo Babauta. O Zen Habits, os seus livros - é o que faz sentido para mim.
Uma vida calma, focada, intencional, minimalista, simples. 
Focar-me mais no presente e menos no futuro.
Não estabelecer objectivos e traçar planos que acabam por não ser atingidos, causando stress e descontentamento.
Não quero planear demasiado e ao pormenor. 
Quero ter uma visão geral para a minha vida, mas quero a liberdade de ir ao sabor do vento e da maré, em vez de fazer a minha viagem sobre carris. 
Quero usar uma bússola e não um mapa na minha viagem.

13 comentários:

  1. acho que já tens o teu mantra para 2013! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. parece um excelente fim de semana, especialmente a parte de estares sem computador sem nada. tornamo-nos cada vez mais presos da tecnologia e talvez por isso nos esquecemos do que e viver em livremente e aproveitar e saborear cada momento sem pensar no amanha... pq afinal amanha e outro dia. tenho de experimentar um fim de semana desses :)

    ResponderEliminar
  3. A minha zona é linda...das mais bonitas do País! Boa escolha! É tão bom não ter horários...

    ResponderEliminar
  4. Que bom ler um post tão inspirador pela manhã! Obrigada, Rita.
    (Uma pequena nota, 'compass' é bussola, não compasso; de outra forma, o 'mantra' não faz sentido.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa, pois é!! Mas eu fiquei a pensar que ele se referia a um compasso de navegação, que serve para navegar nas cartas náuticas, por isso para mim fez mais sentido esta tradução errada... obrigada!

      Eliminar
    2. Mas também não fazia sentido, pois os compassos de navegação em inglês são dividers...

      Eliminar
  5. Rita, seu blog tem sido meu compamheiro nesse ano, sobretudo por eu estar vivendo meses de muito trabalho e de muito desgaste. Mas estou realizando várias mudanças para mudar esse quadro, sobretudo pelos motivos que você menciona nesse texto. Obrigada pelo o que compartilha conosco. Sou brasileira e em janeiro estarei de férias no seu lindo país. Beijos

    ResponderEliminar
  6. Guardei este artigo no meus favoritos. Hei-de o ler sempre que andar depressa de mais. :) Obrigada.

    ResponderEliminar
  7. Olá Rita, venho acompanhando o blog e esse texto é perfeito! Parabéns pela lucidez alcançada. Bons ventos!

    ResponderEliminar
  8. Rita, já leste "O Movimento Slow", o Carl Honoré? É fantástico.
    B'jinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá Rita
    Acompanho-te sempre e agradeço-te pelo teu blog inspirador.
    O post de hoje é perfeito.
    Abraço do Norte
    Sao

    ResponderEliminar
  10. Adorei ler este post. Revejo-me totalmente naquilo que escreveste. Também eu quero uma vida assim e pela primeira vez em muito muito tempo não farei uma lista com objectivos para 2013, terei simplesmente um mantra que será o meu guia :)

    ResponderEliminar
  11. Olá,

    Então nao aproveitaste para fazer o passeio de staycation ali pela zona? estavas pertinho :)
    Tens de repetir e incluir o Cabo Espichel no passeio;)
    Beijinho,
    Filipa
    www.welc-home.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...