12/04/2013

A vida simples de pessoas reais - Ana


Conheci este blog há poucos meses, e já nem sei como vim aqui parar, mas ainda bem que o encontrei!
Sempre fui uma pessoa extremamente organizada e metódica, mas infelizmente muito apegada à chamada tralha.
Deitar qualquer coisa fora parecia sempre custar-me horrores - este vestido velho que não uso há 10 anos... mas... gosto tanto dele, vou deixá-lo no armário só para olhar para ele de vez em quando. Livros velhos, CDs e DVDs que nunca mais ouvi nem vi, pequenas bugigangas... a coleção de coisas crescia, a organização da tralha ficava cada vez mais difícil, mas deitar fora nem me passava pela cabeça...

A maior mudança que senti em mim quando comecei a ler este blog e, mais tarde, ao pesquisar um pouco sobre minimalismo, foi perceber de uma vez por todas que as coisas... são simplesmente isso, coisas. Não são as coisas que nos trazem verdadeiramente felicidade! Pelo contrário, atafulham-nos a casa, roubam-nos tempo, ocupam-nos o espaço... O primeiro passo foi fazer uma grande limpeza ao roupeiro e gavetas. Livrei-me de muita coisa: algumas coisas foram direitas ao lixo, outras dei, outras vendi. E eu, que tinha sempre o armário e as gavetas a abarrotar, dei por mim a ter finalmente espaço para arrumar tudo!

O segundo passo foram os livros. Adoro ler, mas porquê ter centenas de volumes a ocuparem espaço quando já não tenho interesse em reler muitos deles? O trabalho com os meus livros ainda vai a meio, mas por enquanto já dei muitos e já vendi alguns, e planeio continuar com uma grande limpeza e libertar muito espaço nas estantes. Optei por comprar um Kindle (usei o dinheiro das vendas das minhas roupas usadas) e foi a melhor coisa que fiz. Concordo em absoluto que nada substitui o toque e o cheiro de um livro, o virar das páginas... mas poder ter centenas de livros em formato digital num aparelhinho leve e pequeno, e deixar de andar carregada (pois gosto de levar um livro comigo para todo o lado) não tem preço!

Aos poucos, a minha vontade de 'destralhar' aumenta e, melhor que isso, a minha relação com os objetos e o consumismo mudou bastante. Nunca fui pessoa de fazer muitas compras mas, ainda assim, comecei a aperceber-me de que muitas vezes sinto vontade de comprar algo que simplesmente não é útil, nem particularmente bonito, e que nem sequer preciso... Comecei a perguntar a mim mesma, perante a decisão de comprar ou não um determinado objeto ou peça de roupa: «vale a pena ocupar espaço com isto? E preciso mesmo mesmo de o comprar? E é verdadeiramente bonito/útil?». Na maioria das vezes a resposta é 'não'. Sinto-me, de certa maneira, muito mais livre. Prefiro ter poucas peças de roupa, mas que uso bastante, do que encher o roupeiro com peças bonitas mas que por um motivo ou outro nunca uso muito, chegando a sentir-me culpada pelo dinheiro que gastei nelas, para nada.

Achei também muito inspirador o post acerca de «viver sem objetivos». Sou uma pessoa muito perfecionista e tenho tendência a pressionar-me a mim mesma para cumprir objetivos num curto espaço de tempo. Aliás, quando comecei a leitura desse post senti-me quase horrorizada... «como assim, viver sem objetivos?!». Depois de compreender melhor o que verdadeiramente significa viver sem objetivos, parei um pouco para pensar e percebi que é uma filosofia de vida maravilhosa. Para já, permitiu-me começar a separar quais os objetivos/tarefas verdadeiramente importantes para mim e para a minha vida, e focar-me neles, sem gastar tempo e preocupações com o que no fundo não interessa.

Também a minha vida virtual levou uma reviravolta, pois apaguei muitas contas que já não usava e comecei finalmente a desinscrever-me das toneladas de newsletters que, nem sei bem como, choviam no meu e-mail às dezenas semanalmente. A própria caixa de entrada levou uma boa limpeza: apaguei centenas de mails e comecei a adotar o método de apagar imediatamente o que não é importante. Para quê ficar ali a ocupar espaço??

A minha jornada ainda agora começou, mas espero continuar a aplicar no futuro os conceitos minimalistas que melhor se aplicam à minha vida e maneira de pensar. 

Resta-me agradecer-te por me teres 'iniciado' neste novo mundo, pois nunca pensei que fosse tão fácil sentir-me bem, leve, e despreocupada (até certo ponto!!). E, quanto às restantes leitoras, desejo-vos «destralhanços» felizes! :)

Ana Gonçalves




~

Queres participar? Envia-me um texto a contar a tua jornada em direcção a uma vida mais simples para o email rita (at) busywomanstripycat.com, com o assunto "guest post". Obrigada!

5 comentários:

  1. Só há dias comecei a passar por este blogue, e acho que ainda não me deixei totalmente "levar" pelas ideias nele contidas, mas cada vez que leio um "testemunho" fico com um bocadinho de inveja de não estar já neste caminho...

    ResponderEliminar
  2. Belo depoimento! Gostei em especial da parte em que fala das compras: "vale a pena ocupar espaço com isso? É verdadeiramente belo ou necessário?"

    ResponderEliminar
  3. Preciso de ler, de estudar, de interiorizar este depoimento.
    Digamos que é um primeiro passo.

    ResponderEliminar
  4. Estou "namorando" essa ideia. Já me livrei de diversas peças de roupas que não usava há tempos. Agora preciso me desfazer de algumas bolsas... e por aí vai. Não é fácil, mas estou empolgada.

    ResponderEliminar
  5. no que concerne ao destralhar,acho que não consigo fazer isso com eles. Tenho uma relação mto próxima com todos eles e adoro-os e leio e releio. Tenho um ipad, mas nada substitui o meu livro. sou leitora ávida de livros e ebooks, a simplicidade na minha casa nunca poderá passar por eles.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...