24/06/2013

Yoga à noite

Yoga à noite é complicado. Não gosto de fazer Surya Nasmaskar (saudações ao sol) nem posturas em pé pois dão-me demasiada energia e depois não tenho sono. 

Yoga à noite tem que ser mais suave. Comecei a fazer os cinco elementos do yoga tibetano de cura, Lu Jong. As primeiras aulas de yoga que tive foram de yoga tibetano e dizem que estes movimentos, que se fazem em 10-15 minutos (cada movimento repete-se 7 vezes, com 3 respirações entre eles), criam saúde física, equilíbrio mental e paz interior. Aqui fica um video da Ana Taboada com a demonstração dos movimentos.



De vez em quando faço os 5 elementos antes de ir dormir. Nesses dias, adormeço depressa e durmo muito bem.

Idealmente, faço meia hora de asana (técnicas corporais), pranayama (exercícios respiratórios) e meditação antes de dormir. Às vezes faço Chandra Nasmaskar - saudações à Lua. Ao contrário das saudações ao Sol (Surya Namaskar), as saudações à Lua arrefecem o corpo, acalmam, fazem dormir melhor. Há várias variações de Chandra Namaskar, tal como de Surya Nasmaskar. A variação que faço é esta, demonstrada pela Esther Ekhart:



Ah, sim, faço estas práticas noturnas em pijama...

3 comentários:

  1. Oi Rita, obrigada pelas dicas.
    Pratiquei Yoga por um tempo, parei e agora estou querendo recomeçar.
    Gostaria de praticar em casa, acho mais prático e mais econômico.
    Qual sua sugestão para comecar as práticas em casa?

    Abraços, Andreia

    ResponderEliminar
  2. Olá

    Já fiz yoga... mas não era isto que queria comentar. O vídeo da Ana Taboada é aqui, na minha ilha, Flores (Açores) :)))

    Marlene

    ResponderEliminar
  3. Eu comecei a praticar alguns movimentos de yoga recentemente. Ainda estou pesquisando, então ainda não tenho uma rotina acertada. Comecei com os movimentos mostrados pela Esther Ekhart no vídeo Yoga, an Evening Practice, no You Tube. Gosto muito dos movimentos, alguns são muito parecidos com o que eu fazia na fisioterapia. Quando faço, durmo bem e acordo bem. =)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...