11/12/2013

Os minimalistas poupam dinheiro

Como?


1 || Não tentanto impressionar os outros

As pessoas gastam dinheiro que não têm, para comprar coisas de que não precisam, para impressionar pessoas de quem não gostam. Esta observação de Will Rogers, um actor americano do início do século XX, continua verdadeira e pertinente hoje em dia. Uma maneira de poupar é recusar de uma vez por todas as comparações com os outros e a preocupação com aquilo que os outros pensam. O que é que interessa se conduzimos um carro de alta cilindrada ou um modesto carro citadino? Se vivemos numa moradia com piscina ou num apartamento? A verdade é que muitas das pessoas que exteriormente parecem estar bem na vida, têm as contas bancárias muito magras… Liberta-te das comparações e das invejas, vive dentro das tuas posses e vais ver a tua conta bancária começar a crescer...


2 || Vendo as coisas pelo que elas são

Se uma coisa não é útil, não é bonita, se só atrapalha, se não é usada, essa coisa é tralha e pode ir fora - mas não necessariamente para o lixo. Podes vender mobília, livros, roupa e as mais variadas coisas em sites de venda de usados na internet e assim ganhar algum dinheiro extra. Se não conseguires vender, doa a instituições de caridade. Livra-te das tralhas que andam lá por casa e assim passarás menos tempo a limpá-las e a arrumá-las . Vê as coisas pelo que elas são e ganha mais tempo, mais espaço e menos preocupações.



3 || Estabelecendo limites

Estabelece limites ao que entra em tua casa. Precisas mesmo de comprar mais roupa quando tens o armário a abarrotar, ou mais livros quando já não há estantes para os guardar e ainda não leste todos os que tens? Antes de fazeres uma compra, pensa bem se precisas de facto dessa coisa - sê frio, realista e racional. Precisas mesmo de gastar dinheiro nisso? Não há outra forma de adquirir um produto semelhante que fique mais em conta? Em vez de comprar novo, será que podes adquirir esse produto em segunda mão, pedir emprestado, ou reutilizar um produto semelhante? E tens espaço em casa para mais coisas? Estabelece limites ao que entra em sua casa e gastarás menos dinheiro.



4 || Não formando laços emocionais com as coisas

Lembra-te que as coisas são apenas isso - coisas. Não são as coisas que temos que definem quem somos. Muitas das coisas que temos em casa têm uma forte carga sentimental; agarramo-nos a essas coisas porque achamos que sem elas, as memórias a elas associadas desaparecem. As memórias, no entanto, estão dentro de nós, não nas coisas. O apego às coisas tem uma forte carga emocional e mental - o apego cansa. O desapego, pelo contrário, é libertador.




>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação!
Obrigada!!

10 comentários:

  1. Gostei muito.
    Já não me lembro quando foi a última vez que comprei roupa ou calçado para mim. Claro que não é só porque não gosto de fazer compras, sejam quais forem, mas também porque o nosso dinheiro tem outras prioridades para onde ir ( comida e contas,básicamente). Aceito roupas que me dão, e quando me dão em excesso não ficam no roupeiro, vão direitinhas para quem precisa como eu ou mais.
    Cá em casa todos os objetos em excesso são doados ou reciclados. Sorte a minha ter esta atitude perante as coisas, se assim não fosse (porque não consigo juntar dinheiro) estava em completa bancarrota.
    Quem tem um bom rendimento e este tipo de atitude, claro que conseguirá, mesmo em tempo de crise, guardar dinheiro para o que mais gosta, por exemplo viajar, um dos meu sonhos que teima em não realizar-se.

    Parabéns pelo post
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Rita, adorei esse texto. Penso da mesma maneira... as pessoas querem muito mostrar aos outros que ´podem, que são bem sucedidas, e acabam comprometendo o orçamento a fim de que se sintam inseridas numa comunidade.

    Triste! Que bom que eu descobri uma vida mais leve, com menos coisas!

    ResponderEliminar
  3. Adorei Rita, e um incentivo para poder comprar roupa nova ou livros, é vender os que já temos, desocupamos o espaço e poupamos na compra:) Fiz agora isso com os meus sofás de sala, vendi os meus a 300 euros, comprei um sofá cama no ikea, deu um vale de 20%, com esse vale comprei a cama da minha filha:) Porque agora vem o mano! Na prática pelas duas coisas só gastamos 99 euros...ainda tive de comprar o colchão e um resguardo...mas acho que fizemos uma óptima compra! E finalmente convenci o meu marido a vender 9 pares de sapatos!!!! Já comprou uns novos!

    ResponderEliminar
  4. Concordo com esta linha de pensamento e tenho-o aplicado a todos lá em casa nas roupas, móveis. A mim própria aplico-o também no carro que conduzo, deixei de comprar livros e peço emprestados a familiares e amigos, deixei de comprar e ler revistas. Claro que não sou perfeita e confesso que o meu calcanhar de Aquiles são as máquinas de cozinha e as prendas de anos e de Natal que ofereço a familiares. Não me endivido e dou dentro das minhas possibilidades mas gostava de reduzir a lista mas não tenho coragem de não retribuir a quem me dá também.
    Andresa Costa

    ResponderEliminar
  5. Adorei! E tenho aprendido mt ctg! Estou a anos luz de ti mas aos poucos lá chegarei! ;)

    ResponderEliminar
  6. Olá,
    Tenho 17 anos e procuro a felicidade. Apercebi-me que a minha felicidade não passa pelos bens materiais que tenho , e desde então tenho-me informado sobre o minimalismo e mudado muitos maus hábitos.
    Facilita-me eu ser uma pessoa simples e não ter ambições que passam por gastar dinheiro. Nunca fui de gastar muito dinheiro mas tenho de admitir que todo o dinheiro que juntava ia para roupa.
    O meu percurso está no inicio, só minimizo e simplifico há 5 meses mas está a correr lindamente, na minha opinião.
    Tenho de lhe agradecer, pois foi quando li sobre si na revista Magazine, que me empenhei mais a fundo, pois percebi que afinal havia alguém que vivia bem, com menos :)
    Muito Obrigado por me inspirar a mim e a todos os que como eu aprendem e continuam a crescer "cortando" no que não interessa.
    Feliz Natal e Um Próspero Ano Novo.

    ResponderEliminar
  7. Oi, Rita. Adorei a postagem e achei bem pertinente, uma vez que estamos na época do ano em que o consumismo fica em evidência e a vontade de comprar mais e mais, presentear familiares, etc só cresce.
    Seu post é uma ótima reflexão.
    Agradeço pela dedicação ao blog. É, sem dúvidas, um dos meus blogs favoritos, daqueles que eu leio todos os dias. :)
    Tenha um feliz natal e um ano novo cheio de realizações.
    J.

    ResponderEliminar
  8. Adorei o post! Um belo resumo das vatagens de ser minimalista.
    PS.: vc está muito bonita nessa foto aí ao lado!

    ResponderEliminar
  9. Aqui no Brasil dizemos:"você ganha o dinheiro que não gasta." O necessário nunca faltara se pararmos de considerar o supérfluo essencial! Excelente leitura! Parabéns!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...