18/04/2014

Sobre o foco

Como estou de férias, vou re-publicar alguns posts mais antigos... estes são 3 posts sobre o encontrar o foco na era da distração, originalmente publicados em maio de 2012...

~~~~~


O foco na era da distração

Sento-me ao computador para trabalhar em algo muito importante, mas antes de começar vou só ver se recebi algum email desde a última vez que verifiquei, há meia hora atrás. Já que estou na internet, não custa nada abrir o facebook e ver se tenho alguma notificação. Já agora, abro também o reader e vejo que alguns dos meus blogs favoritos têm novos posts – que tenho mesmo de ler agora. Entretanto já se passou mais de meia hora e ainda não comecei a trabalhar na tal coisa muito importante. Apercebo-me disto e fico chateada, tão chateada que perco a vontade e a concentração para fazer o tal trabalho.

Nunca vos aconteceu algo deste género? A mim acontecia muito. Procrastinar, perder o foco e prejudicar o trabalho importante que tinha para fazer.

O Leo Babauta escreveu um livro inteiro só sobre este assunto: “Focus - a simplicity manifesto in the age of distraction”. Vou partilhar algumas dicas, dele e minhas, que me têm ajudado a focar-me mais no trabalho, a procrastinar menos e a ter tempo para navegar na net sem sentimentos de culpa. Falo mais na internet porque é ela a minha grande fonte de distração, mas quem diz internet diz televisão, telemóvel, etc.

Mas hoje quero só deixar aqui um mindmap (que é agora o meu fundo do ambiente de trabalho) que diz tudo. (cliquem para ver melhor; a imagem veio daqui)






Controlar e bloquear a internet



Voltando ao assunto de encontrar o foco na era da distração... ajuda para viciados na internet (que é o meu caso, obviamente).

Há duas técnicas, que podem ver na imagem acima. Existem programas de escrita simples e minimalistas que não têm tantos botões e distrações como o Word. Na minha opinião, estes programas devem funcionar bem para tem apenas que escrever texto, mas no meu caso, em que preciso de funcionalidades mais avançadas, não dá. 

A segunda técnica é controlar e bloquear o tempo que passamos na internet. Esta foi uma grande descoberta e estou a adorar. Basicamente, há extensões para os browsers que bloqueam certos endereços após um determinado tempo de navegação (escolhidos pelo utilizador, claro). Eu, como só uso o Google Chrome, instalei o Stay Focusd. Existem outros para o Firefox e aplicações específicas para os Mac.

Para usar o Stay Focusd, escolhi os sites que quero bloquear, que são os que podem ver na figura abaixo:


O tempo permitido de navegação diária nestes sites é de 10 minutos, mas podemos alterar o tempo. Escolhi 30 minutos para o computador do trabalho e 60 minutos para o de casa.

De cada vez que entramos num destes sites, o tempo começa a contar. Quando se esgota o tempo, a aplicação simplesmente não abre mais essas páginas. E não há maneira de alterar as configurações, só no dia seguinte. É mesmo bom para viciados!

Há ainda uma opção de bloquear também os sites para onde vamos através de links em sites bloqueados. Por exemplo, eu tenho o Google Reader na lista de sites bloqueados, mas se entrar nalgum blog através do Reader, o tempo continua à mesma a contar. Esta opção pode desmarcar-se na caixinha abaixo, mas eu gosto dela!


A aplicação instalada um botão ao lado da barra de endereços, que é azul quando estamos num site não bloqueado, e fica vermelho em sites bloqueados.



Carregando no botão podemos ver quanto tempo de navegação nos resta nesse dia e podemos alterar as configurações (sites bloqueados, tempo permitido, etc.), mas só se ainda tivermos tempo disponível para esse dia (se o tempo já se estiver esgotado, não dá para desbloquear nenhum site nem alterar o tempo!).




Pequenas tarefas

Voltando ao tema de encontrar o foco na era da distração, o Leo Babauta acabou de publicar um artigo sobre três pequenos hábitos que ajudam a encontrar o foco.

Um deles é o que eu costumo fazer para me conseguir focar nas tarefas que tenho em mãos, sobretudo quando são tarefas que não me apetece nada fazer... Quando tenho tarefas dessas para fazer, acabo por procrastinar. Abro o reader, leio os últimos posts dos meus blogs favoritos, dou uma espreitadela ao facebook... já sabem como é. E é preciso muita força de vontade para combater este comportamento.

Uma coisa que me ajuda é estabelecer pequenos intervalos de tempo em que me comprometo a trabalhar apenas nessa tarefa. Por exemplo, trabalho 1 hora na tarefa e depois posso perder 10 minutos a navegar na internet (também gosto de sair do gabinete e dar um passeio a pé pelos corredores, para esticar as pernas e pôr o sangue a circular!). Uma hora passa num instante e assim não custa nada. E depois sou devidamente recompensada pelo meu esforço!

É claro que para dar resultado, tenho que fechar o browser e fazer um esforço para não me distrair com mais nada. Mas compensa e geralmente acabo por fazer imenso nessa hora. E vou fazendo isto ao longo do dia. Blocos de trabalho concentrado de 1 hora e pequenas pausas de 10 minutos. Resulta!



>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação! Podes ainda dar uma olhadela ao meu mini-curso {Como acordar cedo e ter uma manhã serena}!
Obrigada!!

3 comentários:

  1. Realmente, o post é muito útil nos dias das redes sociais e apps que nos distraem tanto.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Muito bom reler sobre este assunto, bjs.
    Kathia

    ResponderEliminar
  3. Obrigada por este post. Muito útil. Tenho muita tendencia em me focar naquilo que é realmente importante. E acabo por deixar as coisas por fazer até a ultima da hora. É algo que estou a tentar mudar.
    Continua com estes posts magníficos:)

    http://fromportugaltonyc.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...