04/02/2016

Refletindo e mudando coisas

dia de inverno no algarve..

Na sequência deste post e deste sentimento de assoberbamento que às vezes me atinge, continuei a eliminar mais coisas e a simplificar outras...

Deste vez, analisei bem a minha presença nas redes sociais. É facebook, é instagram, é sites profissionais (linkedin, academia, research gate e outros)... e isto é outra coisa que me deixa... assoberbada... 

Sinto uma enorme necessidade de simplificar, de ver menos coisas, de ter menos informação a chegar até mim. Volta e meia deixo de seguir pessoas no instagram. É fácil. Não é tão fácil deixar "amigos" no facebook, mas posso sempre escolher não ver as suas publicações no meu mural. É que há certas publicações que prefiro mesmo nem ver... 

E comecei também a pensar nas duas páginas que tenho no facebook, a do blog e a do yoga. Será que preciso mesmo de 2 páginas? Será que preciso mesmo de uma página sequer? Depois de muito refletir, decidi que vou, para já, eliminar a página do yoga. Eu tenho partilhado as minhas aulas e outras coisas também na página do blog, por isso não faz sentido ter duas páginas com os mesmos conteúdos... Mas será que quem segue a página do blog quer apanhar com coisas de yoga? O blog reflete os meus interesses no momento, e o yoga é um desses interesses. Por isso, acho natural fazer partilhas desta natureza na página do blog... e assim eliminar a outra - que é o que vou fazer em breve.

Em relação aos blogs que sigo, a lista é revista com frequência e é cada vez mais curta. Neste momento são 20 os blogs que tenho no reader. E felizmente que muitos deles são como o meu - raramente publicam novos posts!

O linkedin e outros que tais, sinceramente, acho uma seca... lá vou fazendo umas atualizações de vez em quando e chega!

Continuo a usar o Pinterest para guardar imagens que gosto. O meu painel mais ativo é o dos livros lidos! Este ano já vou em 8!

O Youtube também se tem revelado uma excelente fonte de informação, que pesquiso com frequência tanto para coisas pessoais como para o trabalho e estudos. Mas, felizmente, não perco lá muito tempo.

E de resto, não tenho usado mais nada, nem twiter, nem google+, nem foruns, nem nada... 

Até o meu tempo em frente à televisão é analisado com frequência. Há séries que gosto de ver e que faço questão de ver - Scandal, The X-Files, Os Mistérios de Laura, The Good Wife e Code Black. Agora que escrevi o que vejo, parece-me imenso!! Mas como aproveito sempre para passar a roupa a ferro enquanto vejo televisão, é tempo bem aproveitado...

Mas porquê esta revisão frequente da ocupação do tempo? Porque, simplesmente, quero mais tempo para outras coisas, bem mais importantes que estas. Quero mais tempo para mim, para estar sozinha com os meus pensamentos e com os meus livros, quero mais tempo para estar com a família, quero mais tempo para estudar, quero mais tempo para não fazer nada. Quero mais tempo para coisas que acrescentam valor à minha vida. 

As redes sociais, embora sejam, de facto, uma fonte de informação e de inspiração, não têm que ocupar um lugar central na nossa vida. Ir lá, de vez em quando, claro que sim... Mas entre perder 5 minutos a navegar no facebook ou usar esses 5 minutos para esticar as pernas, ou para fechar os olhos e observar a respiração, ou simplesmente para olhar pela janela e sonhar... acho que a escolha é óbvia, não?

7 comentários:

  1. Acho que todas nós, que optamos por viver a vida de uma maneira mais simples nos sentimos assoberbadas com a quantidade de conteúdos a que somos expostas diariamente. E porque temos consciência desse excesso e dos seus malefícios, temos a necessidade de ir revendo e simplificando. Acho que é um processo contínuo, que de quando a quando, nos assalta com mais intensidade. A mim também me acontece, por isso percebo o que dizes :)
    Beijinhos e bom fds*

    ResponderEliminar
  2. A escolha é óbvia! Mas, nos últimos tempos, teno feito a escolha errada. Obrigada pela reflexão, que também me pôs a pensar!

    ResponderEliminar
  3. Eu estou a um tempo namorando a ideia de me desfazer do facebook. Sinto tudo isso que você disse... tanta coisa que eu nem quero ver lá. Tempo desperdiçado. E eu busco visitar blogs como o seu que me acrescentam coisas boas. Mas o tempo é de fato um bem muito precioso, precisamos usá-lo bem.
    Boas reflexões...

    ResponderEliminar
  4. Adorei o post e é sempre bom refletir as tuas opiniões e vivencias. Com certeza que irei seguir o blog com regularidade.
    Muito obrigada e espero que continues com o teu maravilhoso trabalho!
    E já agora um desabafo... É tão bom vermos Algarvias por estes lados :))
    Um enorme beijinho.

    http://www.dashless.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Olá Rita :)

    Já sigo o teu blog á alguns meses. Foi até graças a ele que hoje decido criar o meu. Vai dando uma olhadela e fazendo as criticas que merece, uma vez que já andas nestas andanças á algum tempo.
    Um beijinho grande *

    ResponderEliminar
  6. Eu visito mais o teu blog que o teu facebook! Quem te conhece pelo blog irá seguir o blog :) as actividades das aulas de yoga podem bem estar no blog que as pessoas irão lá actualizar-se. Páginas de facebook sobre bens e serviços só fazem sentido quando tenho uma quantidade de aderentes grande. Se nao acho uma perda de tempo a sua manutaçao para um target que facilmene se dirige ao blog. É uma opiniao!

    ResponderEliminar
  7. Também estou cogitando essa faxina nas redes sociais e vida virtual.

    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...