16/12/2016

Fui para a natação



Em miúda fiz muito desporto... Natação foi um deles. Andava no Sporting, nas piscinas do Campo Grande. Aprendi os 3 estilos, comecei a aprender mariposa, mas depois pedi para voltar para a classe anterior para estar com a minha amiga Sara - e por isso, nunca aprendi a nadar mariposa. Quando vi para a Universidade, ainda andei uns tempos nas aulas de natação nas piscinas de Loulé. Quando abriram as piscinas cobertas em Faro, ia de vez em quando lá nadar. Quando os meus filhos começaram com as aulas de natação, aproveitava e nadava também. Nunca era grande coisa, claro. Meia dúzia de piscinas, devagar e a descansar muito pelo meio.

Já há uns quantos anos que não nadava a sério. Este verão decidi que a natação é, provavelmente, o melhor desporto para mim. Não tenho que lidar com outras pessoas, não há música horrorosa aos altos berros, não sinto o suor a escorrer pela cara, e tenho aquela sensação incrível de liberdade que só a água proporciona. Para não falar do impacto mínimo nas articulações, que já são massacradas com o yoga.

As piscinas de Faro andaram em obras e reabriram em novembro. Com as frequências e o stress todo, só esta semana fui fazer o teste de aferição e pelos vistos nado melhor do que pensava, porque me puseram na classe de aperfeiçoamento, a mais avançada. Hoje à hora de almoço tive a primeira aula.

Aaaaahhhhhhh!!!!!!!!! Sim, nado melhor e tenho mais resistência do que pensava. Fizemos saltos e nisso até sou relativamente boa. Acho que nadei um total de 24 piscinas, nos 3 estilos, o que para quem não nadava a sério há muitos anos, foi um milagre... Por mais preparação física que uma pessoa tenha por causa de outros desportos, não é suficiente para a natação. Ao fim de de 3 ou 4 piscinas, já me doíam os peitorais e as pernas. Continuei, fiz tudo, aldrabei um pouco no fim de cada piscina... Mas nadei. Tomei atenção aos reparos do professor, tirei dúvidas, tentei melhorar a técnica. O professor disse que na segunda semana toda a gente quer desistir, mas que as coisas melhoram a partir da terceira, e depois já não querem outra coisa. 

Espero mesmo que isso aconteça comigo. Eu gosto de nadar. E os outros desportos que tenho experimentado têm sempre coisas que me fazem desistir... Por exemplo, apesar de gostar de power jump, de spinning, e de algumas outras aulas de ginásio, não suporto a música e os gritinhos. Gostei de quase tudo no crossfit, mas não da filosofia que o professor é que sabe; e infelizmente, não gosto nada da parte do halterofilismo... nem de ficar toda suja, suada, cheia de magnésio nas mãos e na roupa e até na cara (lembrou-me os tempos de ginástica acrobática).

Quero nadar. Agora quero mesmo nadar. Não quero mais andar a saltitar de desporto em desporto, de ginásio em ginásio. O bom de fazer isso, de ir experimentando, é que cada vez conheço-me melhor e sei o que gosto e o que não gosto.

Gosto de yoga - ashtanga yoga, vinyasa flow, estilos mais atléticos de yoga (se bem que uma prática yin ou restaurativa sabe e faz muito bem de vez em quando). Gosto de treino calisténico, trabalhar o corpo com o seu próprio peso - elevações, flexões, agachamentos, coisas dessas, que também se usam muito no yoga. Gosto de andar a pé e de bicicleta, mas como meio de transporte e para passear. Em vez de ir de carro, ir a pé. Em vez de passear ao fim de semana com a família de carro, passear de bicicleta. 

E gosto de nadar. Espero mesmo que este seja o início de uma duradoura paixão...

E tu? Se andas na natação, se começaste ou recomeçaste, conta-me a tua experiência!



5 comentários:

  1. Identifico-me com alguns pontos do teu relato: i) a aversão ao ambiente de ginásio; ii) o gostar de praticar modalidades em que trabalhas o corpo com o peso do próprio corpo; iii) o de que quanto mais experimentas mais percebes qual é a tua praia.

    Andei nas aulas de natação em pequena durante uns anos. Cheguei a entrar em concursos. Depois desisti. E há uns anos voltei às piscinas e percebi que já não é a minha praia. A minha cena é correr, zumba, pilates, treino funcional em circuito, caminhar.... Tal como tu também já percebi o que gosto e os desportos aquáticos, no meu caso, não estão na lista, muito menos se envolverem piscina. Mas gostava de gostar e gostava de saber, porque acho que de facto faz muito bem aos músculos e articulações. mas não gosto, prefiro outras coisas. E o importante é sabermos perceber o que se adequa a nós e nos faz sentir bem. Nesse ponto, parece-me que estamos as duas lá. :D

    ResponderEliminar
  2. Tenho dois colegas de trabalho que praticam natação em academias diferentes e eles estão sempre competindo para saber quem nadou mais piscinas... é até engraçado, mas muito saudável! Parabéns e sucesso na sua atividade!
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Rita, fiz mais ao menos o mesmo percurso !
    Fui a procura da natação para complementar uma necessidade de fazer exercício. Tb como praticante de yoga tenho o de poupar as articulações .
    Durante o inverno vou à piscina sem professor! Cumpro um mínimo de piscinas estipulados num estilo que me e confortável! É um objectivo pessoal que traçado com base na semana e disponibilidade! Isto permite-me ter flexibilidade com o horário . De verão cumpro o mesmo esquema de natação na praia de faro jogando com as marés mais calmas !
    É habitualmente ainda Consigo ainda fazer uma pequena pratica de yoga dentro de agua!!! ��

    ResponderEliminar
  4. Pratiquei desporto na minha adolescência (fui federada de voleibol). Entretanto casei, tenho 3 filhos, um mestrado e um emprego. Não voltei a conseguir fazer desporto. Este ano, em Junho, eu e o meu marido fomos para a natação, aprender a nadar (nenhum de nós sabia nadar)!!!
    O resto já sabes! ;)

    ResponderEliminar
  5. Durante um tempo da minha vida também nadei "à séria" mas há já muito tempo que não o faço embora volta e meia me venha uma grande vontade de o fazer de novo.
    A tua experiência deu-me vontade de tentar em 2017 incluir a natação que tanto adoro na minha rotina. Será que é desta!?! Força, que isso é tão mas tão bom! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...