09/10/2017

Que atividades extracurriculares para os meus filhos?



Um dia uma leitora perguntou-me como escolher as atividades extracurriculares para os miúdos, no meio de tanta oferta... Os meus tiveram sempre as AECs na escola, além de outras atividades fora da escola. Agora que estão no 2º e 3º ciclo, fazem desporto escolar e desporto fora da escola.

Para mim, uma das mais importantes atividades é o inglês. Eu tive aulas de inglês desde os 3-4 anos até ao 11º ano. Graças a isso (e a uma avó que era professora de inglês), quando tinha a idade do meu filho mais velho, 12 anos, já falava inglês. Fui ao Egipto nessa altura e ao longo da excursão preferi sempre as explicações em inglês do que em espanhol. Até fiz uma amiga americana que também estava na excursão - com a qual falava sempre em inglês.

Por isso, aproveitei sempre as oportunidade que tive para pôr os miúdos no inglês. Tiveram um pouco no infantário, mas não durou muito porque a maioria dos pais não queria - alguém até disse "mas o meu filho nem português sabe ainda falar, quanto mais inglês!"... enfim... Pois, é que é em pequenino que se aprende línguas, não é depois de velho... No 1º ciclo tiveram inglês como AEC e só a partir do 5º ano é que têm inglês obrigatório. Seja como for, o inglês deles é... muito básico... Daqui a uns aninhos gostava de mandá-los para Inglaterra nas férias para aprenderem inglês decentemente... O meu pai ia no verão para uma espécie de colónia de férias/trabalho, onde trabalhava nos campos de morangos e aprendia inglês (outros tempos...)

Além do inglês, fazer desporto é essencial a tantos níveis (físico, psicológico, social...), que penso que nem é preciso explicar! Os meus sempre fizeram muito desporto, tanto na escola como fora. Atualmente fazem desporto escolar (um ténis de mesa, o outro basquete), um anda na natação e o outro no futebol (com muita pena minha, este já não quer mais fazer natação...). O desporto é fundamental, e nunca me passaria pela cabeça dar-lhes castigos que implicassem deixarem de fazer desporto ou tirá-los do desporto para terem mais tempo para estudar (como infelizmente acontece). 

Além do inglês e do desporto, outra área que penso ser importante para um desenvolvimento equilibrado e para trabalhar outro tipo de competências, é... as artes! As artes ajudam os miúdos a pensar de forma criativa e inovadora - mesmo para aqueles que, como eu, não têm jeitinho nenhum (a não ser para a música)... 
Infelizmente, as únicas artes que os meus têm agora são as aulas na escola, mas já andaram no conservatório nas aulas de formação musical e no piano. Aliás, eu toco piano e tenho um piano em casa, mas... não há tempo para tudo...

Assim, as atividades extracurriculares que para mim são fundamentais são desporto, inglês e artes. O ideal é ver e aproveitar a oferta da escola e completar com atividades que eles gostem forem da escola! E, claro, nós podemos escolher por eles até um certo ponto (enquanto são pequeninos), mas depois mais vale serem eles a decidir o que é que querem fazer... não adianta andarem no futebol obrigados, quando o que querem mesmo é fazer judo... ;)


>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral. Obrigada!!

1 comentário:

  1. Olá Rita,

    quando li um dos livros de "Cinquenta tons de cinza", a mãe ou o pai de Cristian Grey falou algo a respeito que eu achei bem interessante, algo como era importante dar a oportunidade a cada filho de aprender uma luta(disciplina), um instrumento musical(criatividade) e uma língua estrangeira. Se eu tivesse filhos iria aplicar algo nesse sentido.
    Abraços.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...