10/08/2011

Season colour analysis ~ Análise de cor - método sazonal

I have always liked clothes, shoes and accessories (fashion, not as much). After going through a number of different styles (from surfer girl during my teenage years, to high heels and blazers after becoming a mother, and badly-dressed kind of hippie during college years), now that I'm in my early 30's I can finally say that I've found MY style. The style that suits me. And, most important, the right colours.

Eu sempre gostei de roupa, sapatos e acessórios (de moda, em por isso). Depois de passar por muitos estilos diferentes (de surfista durante a adolescência, para saltos altos e blazers depois de ter sido mãe, passando por mal vestida tipo hippie durante a universidade), agora que estou com 30 e poucos anos posso finalmente dizer que encontrei o MEU estilo. Aquele que me fica bem. E, mais importante, as cores que me ficam bem.

~

I have always been rather dichromatic when it comes to my wardrobe. My favourite colour was brown, which was usually combined with black or white or beige. But I always felt like something was wrong with the colour palette I was wearing. A few years ago I added more colour and prints to my wardrobe. Reds, violet, pink, yellow... but still, it never felt quite right.


Sempre fui muito dicromática relativamente à minha roupa. A minha cor preferida era o castanho, que combinava geralmente com preto ou branco ou bege. Mas sempre senti que algo não batia certo com estas cores. Há alguns anos, adicionei mais cor e padrões ao meu guarda-roupa. Vermelhos, violeta, rosa, amarelo... Mas continuava a sentir algo errado nisto.

~

In the last year, I've been drawn to greys, blacks, dark blues and white - lots of white. And it feels right! My natural colours pop out, and I feel prettier than ever!

So, because I'm a scientist and I like to understand the unknown, I did a little research on the internet - and I was drawn to Season Colour Analysis.

In a few words, people fit in one of the four seasons: winter, spring, summer or autumn, depending on their natural skin, hair and eye colour. For each season, there's a specific colour palette. Using the right colours, the ones adequate for our season, will make us glow, whilst the wrong ones will make us dull.

I quickly realised that I am a Winter! I have olive skin, dark hair (not black, but dark brown) and brown eyes. Within the winter type, I'm a dark or deep winter (the terminology changes among websites). 
Among my best colours are... royal and navy blue, charcoal grey, black and white. Right on the spot!


No ano passado, comecei a sentir-me atraída por cinzentos, azuis escuros e branco - muito branco. E parece-me bem! As minhas cores naturais são valorizadas e sinto-me melhor que nunca!


Então, como sou cientista e gosto de compreender o desconhecido, fiz alguma pesquisa na internet - e cheguei à análise da cor - método sazonal.


Em poucas palavras, as pessoas são uma das quatro estações: inverno, primavera, verão ou outono, dependendo da cor da pele, cabelo e olhos. Para cada estação, há uma gama de cores específica. Usar as cores adequadas à nossa estação faz-nos brilhar, usar as cores erradas dá-nos um ar apagado.


Rápido me apercebi que sou inverno! Tenho a pele mediterrânica típica, cabelo escuro (não preto, mas sim castanho escuro) e olhos castanhos. Dentro do inverno, sou um inverno escuro ou profundo (a terminologia varia entre os sites).


Entre as minhas melhores cores estão... azul royal e marinho, cinzento carvão, preto e branco. Mesmo na mouche!


~

I put together collages of several outfits. I'm not showing my face in most of the pictures, but I do remember how I felt wearing these clothes... and believe me, using my colours really makes all the difference regarding my self-esteem and security.


Fiz estas colagens com fotos de várias fatiotas. Embora não mostre a cara na maioria delas, lembro-me bem de como me sinto usando cada uma destas roupas... e acreditem, usar as minhas cores faz toda a diferença relativamente à minha auto-estima e segurança.


 Good winter colours - navy blue, white, grey
Boas cores de inverno - azul marinho, branco, cinzento


Good winter colours - black, grey, burgundy (LOVE that short dress)
Boas cores de inverno - preto, cinzento, vermelho escuro (ADORO aquele vestido curto)


Bad winter colours - light-medium browns, soft pink, pastels
Más cores de inverno - castanhos claro-médios, rosa, pasteis

Can you see the difference (or is it just me)??
Conseguem ver a diferença (ou sou só eu)??


For more info on season colour analysis, you may check the following sites:
Para mais informação sobre a análise de cor, podem ver os seguintes sites:




13 comentários:

  1. Realmente estás mais descontraída quando estas a usar as Tuas cores.
    Tenho que ir espreitar esses links!

    ResponderEliminar
  2. Consigo...mas o que acho mesmo engraçado é tirares as fotos sentada no movél da televisão :)
    E agora vou lá espreitar os links...

    Bj

    ResponderEliminar
  3. Obrigada meninas! O móvel da TV era antes de ter o tripé... tinha que pôr a máquina em cima da mesinha de café...

    ResponderEliminar
  4. Adorei este teu post. Mas que diferença tão grande nas fotos. Não és só tu que vês, não!
    Mesmo não mostrando o rosto, percebe-se perfeitamente quais são as cores que te ficam bem.
    Tenho de ir espreitar esses links para descobrir a minha estação :P
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Hello my dear Rita!

    it took me a while to have all the time I wished for to read your post and watch your pictures, but have finally made it ;)

    You look lovely and understand what you are talking about.

    The season theory is very interesting and must have actually come across it years ago, flipping through one of the many magazines I was back then buying ;)

    It must be true, eventhough I never actually put it into... action.

    Personally, the best way to feel comfortable and bring out the best of myself is to simply be tuned to my inner feelings & mood, accepting both, no matter what they are, postiive or negative.

    So, when I feel that love is all around me for example, I tend to choose powder pink and this throughout the whole year. There are clothes in this shade for all seasons in my wardrobe and that because I have realised how comfortable I feel in it.

    Then, I have also noticed that with a bright suntun, I love white & light blues as well, while darker choices for the evenings might also be charming.

    Finally, when I'm down or feeling reserved and not so social, I avoid dressing in any way that would be make me overnoticed and just chose very simple pieces.

    Thank you for sharing this with us! It certainly raises thinking and provokes discussions... i love that!

    Wishing you to have a marvelous day in your pretty region, whatever you might do!

    It's heavenly sunny & nicely warm here, just a little bit of an exception to break the greyness of the past days ;)

    And I'll be at the veranda, crafting newly ordered paper boat garlands.

    Warm regards,
    Iro, xx

    ResponderEliminar
  6. Ola Rita,
    Acabei de fazer o teste e ate comentei no meu blog deixando uma ligação para o teu.
    Não foi facil, demorei cerca e 2h porque estava indecisa entre dois bastante parecidos. Mas la me decidi e parece que sou Outono produndo.
    O que achei piada é que apesar de gostar muito da cor rosa detesto me ver com ela vestida e a verdade é que nao consta na palete de cores.

    ResponderEliminar
  7. Definitivamente, sou Bright Spring Woman: cabelos escuros e olhos azuis turquesa! C'Est moi!

    ResponderEliminar
  8. Ontem deitei-me tarde a fazer este teste :) mas valeu a pena saber qual é a minha estação (Warm Autumn). Andei durante algum tempo a insistir no preto, mas não é mesmo a minha cor. Verifiquei que algumas cores, com as quais me sentia bem, são mesmo as que mais me favorecem.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Que bela ideia! Já fiz o teste e também eu sou "Deep Winter" :) Vou mostrar os meus resultados no meu blog mas faço o link para aqui, sim? Parabéns pelo blog! Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Que bela ideia! Já fiz o teste e também eu sou "Deep Winter" :)
    Vou mostrar os meus resultados no meu blog mas faço o link para aqui, sim? Parabéns pelo blog! Um beijinho,

    alexa

    ResponderEliminar
  11. Olá Rita! Estás boa?
    Como sabes tenho andado a destralhar o quarto e já falta pouco para chegar à secção do guarda-roupa que me deixa um pouco ansiosa. Vi este post teu e decidi descobrir também o meu tipo e destralhar roupa baseada nisso. Confesso que estava a ficar um pouco frustrada, demorei uma manhã a encontrar o meu tipo! Descobri mesmo agora que sou Soft Summer e foi muito bom identificar-me com a cara que apareceu, por completo! Já guardei a palete de cores e a partir de agora, espero que destralhar roupa em casa e escolhê-la na loja se torne mais fácil! Já pensei até imprimir a palete para andar sempre comigo :D

    Obrigada por este teu post. Ajudou-me imenso!

    ResponderEliminar
  12. Boa noite, utilizei este post como referencia no meu blog. Se quiser passe por lá sersenhora.blogs.sapo.pt Obrigado por me ter feito descobrir este método :)

    ResponderEliminar
  13. Ola Rita, como sempre esbarrei com o inglês e não ia lá das pernas, para tentar perceber qual a minha estação e suas cores, mas fui pesquisar e achei o Blog da Luarte, deixo aqui o link (para alguém como eu, com dificuldade no inglês):

    http://ideiasdebaixodotelhado.blogspot.pt/2012/10/as-cores-mais-indicadas-para-cada-um.html?showComment=1370029569060#c616499393039789851

    no qual ela fala no mesmo tema mas em Português, foi mais fácil chegar a conclusão de que sou Deep Winter e com a palete de cores que a Luarte coloca é fácil chegar a combinações que nos ficam bem, no meu caso já usava a maioria dos tons, o preto, os cinzas, os lilases, castanhos e azuis escuros, agora posso meter mais umas cores pelo meio.

    Bjokas da Glória

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...