08/08/2012

Usar os Pomodoros do Flowkeeper

Referi neste post que tenho usado o Flowkeeper para contar os pomodoros. Vou mostrar mais detalhadamente como é que funciona esta aplicação.
Já sabes que um pomodoro são 25 minutos de trabalho seguidos de 5 minutos de descanso. Qualquer temporizador pode ser usado, mas a vantagem do Flowkeeper é que posso escrever as tarefas que tenho para fazer e os pomodoros destinados a cada tarefa.
Então, vejamos...


O primeiro passo é clicar em Create new para criar um plano para o dia. Podes verificar os settings: o default é 25 minutos de trabalho e 5 de descanso. O Flowkeeper não faz as pausas longas de 4 em 4 pomodoros automaticamente; ou alteramos o tempo do descanso ou contamos nós essa pausa mais longa.



Para adicionar as várias tarefas é clicar em Add task. Podes então atribuir o número de pomodoros destinados a essa tarefa. O número máximo de pomodoros que podemos dar nesta fase são 4, mas depois podemos acrescentar mais pomodoros às tarefas, seleccionando a tarefa e clicando em Add pomodoro.



Por fim, é escolher uma tarefa para começar e clicar em Start pomodoro. O relógio começa a contar os 25 minutos. Podes então minimizar tudo, que o Flowkeeper logo avisa quando for altura de descansar! E avisa também quando se esgotarem os 5 minutos de descanso...

Devo referir que uso o Flowkeeper (e a técnica Pomodoro) quando estou a trabalhar ao computador. No laboratório não uso os pomodoros, devido à própria natureza do trabalho (não posso deixar uma filtração de amostra radioactiva a meio só porque se passaram 25 minutos...) e em casa gosto de pôr o temporizador do telemóvel para fazer tarefas rápidas, como arrumar o que conseguir em 15 minutos e coisas assim...


6 comentários:

  1. não conhecia essa aplicação, mas acho que me vai dar muito jeito no escritório !

    ResponderEliminar
  2. Já procurei a versão para Macintosh e não encontro :( Outros programas alternativos para esta plataforma não me pareceram tão atrativos como esse que demonstras, que inclui a listinha de tarefas e tudo. Boa escolha :)

    ResponderEliminar
  3. Encontrei! Versão para Macintosh idêntica chama-se PomodoroApp. Inclui a lista de tarefas, a escolha de quantos pomodoros iremos precisar para cada tarefa, a caixinha de verificação em q dizemos se a tarefa já foi realizada e tem ainda um "report" que funciona como estatistica do dia (com opção semanal, mensal ou anual). ;)

    ResponderEliminar
  4. Rita: tentei fazer o download do Flowkeeper através do endereço para que remete mas o antivirus avisa-me sempre da perigosidade de o executar e não sei como proceder. Ainda que o computador seja uma ferramente de trabalho diária, temos incompatibilidade, já percebeu... Poderá ajudar-me?
    Obrigada.
    Susana Martins

    ResponderEliminar
  5. estou a usar!!dá imenso jeito.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...