04/02/2013

Simplificar a roupa de cama e as toalhas

Eu tenho dois conjuntos de lençóis para a minha cama. Longe vão os tempos em que tinha lençóis de flanela (que nunca usei) e mais uns quantos conjuntos de lençóis estampados de vários cores... 
Agora tenho dois conjuntos de lençóis que uso ao longo do ano todo. Não são conjuntos propriamente ditos; as peças foram compradas em separado. São duas fronhas cinzentas e duas fronhas brancas; dois lençóis-capa, um branco e um cinzento; e duas capas de edredon, as duas brancas. Por cima do colchão tenho um protector impermeável que será substituído na minha próxima visita ao Ikea. 
No inverno não uso lençol debaixo do edredon, só no verão - e agora nem tenho nenhum, pois estes lençóis são todos novos (os dois conjuntos anteriores já estavam muito gastos e rotos) e ainda não comprei os lençóis de cima.

Todos os meus lençóis: 2 capas de edredon, 2 lençóis-capa e 2 pares de fronhas

Com a cama feita, costumava pôr uma colcha fininha branca por cima do edredon, só para o proteger dos gatos. Já não o faço - e o J. nunca puxava essa colcha para cima quando fazia a cama. A cama fica com um ar muito mais confortável só com o edredon, e como a capa é mudada todas as semanas, não fica assim  tão suja quanto isso. Portanto, fazer a cama de manhã é muito fácil e rápido. Abro a cama toda para apanhar ar e sol, ponho as almofadas na varanda ao sol e faço a cama antes de sair de casa. É só pôr as almofadas no sítio e puxar o edredon para cima. Ponho as duas almofadas grandes para quebrar o banco e dar um ar mais confortável - e porque muitas vezes encosto-me às almofadas a ler.

Em relação às toalhas, também minimizei o que tinha. Cada um de nós tem duas toalhas de banho; eu tenho mais duas para o cabelo e temos três toalhas de mãos (tudo branco ou cinzento). E já não tenho aquelas toalhinhas pequeninas de bidé - nunca serviram para nada...

Tanto os lençóis como as toalhas cabem numa das gavetas da cómoda. Em tempos idos, quando tinha uma cama de madeira com quatro enormes gavetões por baixo, todos esses gavetões estavam ocupados com toalhas e roupa de cama. Hoje em dia, por baixo da cama tenho apenas a balança...

Gaveta onde cabem os lençóis e as toalhas

Os miúdos têm, cada um, três conjuntos de lençóis, com uma fronha, lençol capa, lençol de cima e capa de edredon. O esquema é o mesmo; não ponho o lençol de cima no inverno e é tudo mudado semanalmente. Têm também dois conjuntos de toalha de banho e toalha de rosto, mais uma toalha cada um para a piscina.

E vocês, já minimizaram os lençóis e as toalhas?


32 comentários:

  1. Rita Bom dia!

    Acho que o primeiro passo seguro no minimizar que eu dei, foi com relação a roupa de cama e banho. Tinha vários jogos de lençóis, desencontrados, gastos e sem utilidade. Toalhas também. Todos abarrotavam uma porta do meu guarda roupa.

    Um dia dei um basta (depois de te ler, é claro), agora temos 2 jogos de lençóis completos para cada cama e 3 jogos de toalha (somos em 3, 9 toalhas de banho e mais umas 5 de rosto). "Tudo isso" guardado em um armarinho no banheiro, sem me incomodar no guarda roupa (este que sobrou tanto espaço que eu já tirei duas portas em uma reforma).

    Como minhas toalhas e jogos de cama ainda estão razoáveis, comecei a investir no branco com toalhas de rosto. E olha, apesar da minha terra vermelha, acho muito mais prático o branco do que o colorido.

    Nada que um molho com alvejante não resolva.

    Me perguntam sobre o caso de chegar uma visita. Bom, depois que fiquei com 2 jogos de lençol, eu já tiro um da cama e coloco para lavar, antes procrastinava até a lavagem da roupa de cama. Então sempre tenho um jogo limpo e outro na cama. Se chegar alguém por uma noite, ok. Se for ficar mais tempo, corro na loja e busco um.

    Obrigada por esta dica! Facilitou em muito minha vida! bjs

    ResponderEliminar
  2. Yesss! deve ser a única coisa que minimalizei com eficácia até agora! Mas juntemos um edredão para cada cama (não vivo no Algarve, e o Vítor é mesmo friorento...)

    ResponderEliminar
  3. Aí está um assunto que me inquieta, pois tenho dois gavetões cheios de lençóis e uma prateleira na casa-de-banho só para toalhas. Heranças de um enxoval que eu não escolhi... e muita coisa (lençóis e toalhas cheios de folhos e rendinhas que só atrapalham...) já eu dei. Mas continuo a achar que tenho roupa de cama e toalhas demais! Está na altura de dar uma volta ao gavetão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sofro do mesmo, lençois e toalhas bordadas do enxoval, que eu não escolhi e nem vou usar...

      Eliminar
    2. Tenho o mesmo dilema ... E como a miss Audrey, não escolhi, nem vou usar ...

      Eliminar
  4. Esse é também o método que uso desde que cheguei de uma estadia grande na Alemanha: uso só lençol capa e capa do edredon que é mudada todas as semanas como de um lençol se tratasse.

    Conclusão: a forma de fazer a capa é muito mais simples e prática, pois não há lençóis enrolados ou puxados só para um dado da cama :) De inverno tenho capas de edredon de flanela (encontrei no Lidl) e no verão tenho edredon mais fino e capa de tecido normal.

    Já agora aproveito para perguntar onde é que compraste as capas de edredon todas brancas (é que o branco é dificil de encontrar e eu adoro ver o branco na cama).

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Também estamos mais ou menos assim cá em casa, dois conjuntos de lençois sem padrões. Simples e organizado.

    ResponderEliminar
  6. Ainda não mas é uma coisa que eu preciso mesmo de fazer; a minha cama é um sommier que está completamente cheio de conjuntos de lençóis e colchas que me ofereceram era eu ainda solteira e que não têm nada a a ver com os meus gostos actuais, portanto já os tenho há mais de 20 anos :p
    As toalhas também já têm uns 12 anos enfim ... tenho mesmo de destralhar a casa esta Primavera !

    ResponderEliminar
  7. Concordo! Está tudo muito bem Rita. 2 conjuntos de toalhas para cada wc e 2 conj lencois para cada cama!

    ResponderEliminar
  8. Só uma coisa...no verão n consigo usar edredon, faz mesmo muito calor em minha casa...é lençol com uma colcha fininha

    ResponderEliminar
  9. O meu enxoval tinha ao todo 20 jogos de lençois qual deles o mais bordados, e uns 30 jogos de toalhas de casa de banho. Descobri que alguns valia mais de 150€, a minha avó era uma doida eu ainda mais doida sou porque vendi tudo! Só tenho 4 jogos de lençol de algodão e 3 jogos de banho, mas ao uso só tenho 2 jogos de lençol e 2 jogos de banho os outros é para o caso de visitas. Descompliquei a coisa e que bem que soube. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não é indiscrição, onde vendeste o enxoval?
      Tenho tanta coisa que deve ter valor mas que para mim não tem utilidade...

      Eliminar
  10. Isso sim é que é praticidade! :) Até que não estou tão longe disso: tenho tres jogos de lençois para cada cama: um em uso, um na lavanderia e um de reserva. Toalhas, também tres jogos: sempre um em uso, outro a lavar, e um de reserva para qualquer eventualidade. Tudo em tons claros e lisos...
    Mas tenho dois travesseiros para cada pessoa (usamos como apoio para as costas) - e todos os jogos tem fronhas também para esses travesseiros, é claro. E fora o edredom que fica na cama o tempo todo, tenho um cobertor a mais para cada cama, para os dias de muito frio...

    ResponderEliminar
  11. Susana Marques04/02/13, 13:02

    Sim já destralhei imenso depois de começar a ler o teu blog. Mas não tanto como eu queria. O que fiz foi desfazer-me de todas as toalhas e lençois que não iria usar nunca. Acontece que eu tenho muita coisa de que gosto e que está usável e custa-me ficar sem elas e quando as que estão a uso se estragarem, gastar dinheiro a comprar outras. Mas acho que é um processo que se vai fazendo... De qualquer modo, não compro mais e a tendência é diminuir! Obrigado. Susana

    ResponderEliminar
  12. Sempre tive só dois conjuntos de lençóis, já a minha mãe fazia o mesmo, assim como dois conjuntos de toalhas. Enquanto um conjunto está a lavar, o outro está a uso, é mesmo muito prático. Só troco quando ficam mesmo velhos, o que levam uns anitos!

    Tenho um conjunto extra para quando cá vem alguém dormir a casa.

    É quanto basta :)

    ResponderEliminar
  13. Olá Rita,
    Esta é mais uma área que tenho que melhorar...tenho imensos lençóis e toalhas... e depois de ler este post, vou reduzir (não tanto como tu, mas reduzir) ... vou tirar todos os que tenho mas não dão na minha cama porque são pequenos (tenho uns quantos), e as toalhas vou retirar aquelas que são demasiado finas e não gosto... Mas porque guardo coisas que não gosto?(...)
    Do que sobrar, vou deixar só alguns conjuntos de lençóis e toalhas, os restantes vão para a arrecadação... quando os que ficarem a uso ficarem estragados/gastos jogo fora, e vou buscar à arrecadação...

    Obrigada pelas ideias e inspiração!

    ResponderEliminar
  14. Essa é a vantagem de viver no Algarve! Aqui no norte não dá para ter tão pouca roupa na cama! Pelos menos eu que sou friorenta...
    Este blog serviu-me de inspiração e coragem para atacar a zona crítica da minha casa - a garagem. Um bocadinho cada dia e a coisa lá vai andando :)

    ResponderEliminar
  15. Aproveito para deixar uma sugestão: os lençóis e toalhas velhos podem sempre ser doados a associações de animais onde fazem muita falta. O mesmo aplica-se a mantas velhas.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
  16. Também só tenho dois jogos de cama. Foi uma das primeiras coisas que consegui reduzir, e não me faz falta nenhuma.
    Mais espaço no guarda roupa e menos coisas para arrumar.
    Adoro as tuas dicas.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  17. Esta é uma das questões em que penso agir pois irrita-me os armários cheios. Tenho mta roupa de cama e toalhas e mtas vezes penso que tenho de reduzir ainda mais, embora já tenha começado. Porém,tenho frequentemente visitas em casa e acabo por usar e variar. E tb já doei algumas peças. O blog é inspirador..

    ResponderEliminar
  18. Se destralhasse alguma coisa seria/será isso! Porque eu gosto de tralha mas tb gosto de simplificar e estou perto de fazer um inventário aos têxteis e reduzi-los para 2 para cada! :)

    ResponderEliminar
  19. Ui, eu tenho dezenas de toalhas e pelo menos meia dúzia de cobertores e jogos de lençóis. :/

    ResponderEliminar
  20. Ui, ui! Nem quero pensar nisso! Devo ter uns 20 jogos de cama à vontade! A maior parte por abrir pk herdei de enxoval!! Mas vou mudar de casa em breve e pretendo dar uma volta neles e nas toalhas! Mas não consigo ficar apenas com 2 conjuntos! Eu uso algodão no verão, depois passo para flanela e no inverno tem que ser mesmo os polares! A modos que teria que ficar com pelo menos 6, 2 de cada!! Nem consigo dormir só com edredon!! Durmo com 2 edredons e 1 cobertor+ lençóis polares!! Sou muito friorenta!! Comprei há pouco um edredon de penas, vamos lá ver se consigo diminuir à roupa da cama!!
    Ai Rita, queria tanto ter a minha vida assim simplificada!! :)

    ResponderEliminar
  21. Eu adorava conseguir isso... mas Tenho um menino pequeno e ainda estou na fase de mudar a cama várias vezes (quando ele passa mal e vomita ou na cama dele ou na minha) e cá no Norte, não dispenso um ou 2 cobertores para além do edredon! Por isso... o meu armário de lençóis e toalhas ainda vai continuar cheio por uns anos...
    Bjs e adoro o teu blog :)
    M:

    ResponderEliminar
  22. Ainda não consegui minimizar os conjuntos de cama e banho aqui de casa, mas esse objetivo está na minha lista. O problema é que minha mãe adora guardar essas coisas. Mas irei conseguir aos poucos..rss.
    Sucesso!

    ResponderEliminar
  23. ola Rita!
    para simplificar ainda mais e ganhar mais espaço, ponho a capa de edredon,1 ou 2 lençóis e 1 fronha dobrados dentro da outra fronha.e assim sp q precisar ja esta tudo juntinho e 'e so fazer a cama de novo :) ! para quem tenha mais do q duas almofadas, e so por as restantes fronhas em conjunto com os lençóis e usar a mesma uma fronha como bolsa p o conjunto de lencois!
    parabens pelo blog!

    Daniela Hillier

    ResponderEliminar
  24. Olá, Rita, já faço isso faz tempo! Descobri que muita coisa só atravanca espaço e desde que li uma matéria numa revista Bons Fluidos de anos atrás, resolvi levar uma vida mais leve e isso se refere inclusive às roupas. Aqui, qdo compramos algo, doamos algo, assim cabe tudo tranquilo no armário. Adorei seu blog. Bjs

    ResponderEliminar
  25. Lembrem-se que edredons, mantas, almofadas, toalhas e lençóis velhos podem ser sempre entregues a canis ou associações de animais da área onde moram, pois fazem sempre falta. Melhor que ir para o lixo.

    ResponderEliminar
  26. Que delicia de post, deu gosto ver sua gaveta de lençóis e toalhas! Já destralhei essas coisas aqui em casa mas ainda falta ser mais franciscana um tiquinho... um beijo, Carol

    ResponderEliminar
  27. A idea de usar apenas a capa de edredon + almofadas + lençol capa é fantástica! Agora não quero outra coisa, é muito mais simples fazer a cama! Antes, tinha almofadas (do conjunto dos lençóis) diferentes da capa e sempre que fazia a cama tinha que colocar as nossas almofadas dentro das fronhas que pertenciam à capa. Dava uma trabalheira para nada, pois à noite ja tinha que voltar a tirar. Agora é tudo igual e muito mais simples. Obrigada pela fantástica dica :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...