03/10/2013

Dizer não

Ser minimalista é, sucintamente, identificar o essencial e eliminar o resto. Para nos dedicarmos ao que é realmente importante, para ganharmos mais tempo para fazer aquilo de que gostamos, para eliminarmos o stress das nossas vidas, é necessário fazermos uma coisa complicada para a maior parte de nós: dizer não.

Se no exercício de ontem rodeaste uma série de papéis que são importantes para ti, reflecte bem. Precisas mesmo de estar envolvida em tantas actividades para ser feliz? Ou só o fazes porque os outros esperam isso de ti e não queres desiludir ninguém? Todos esses papéis que desempenhas - são mesmo importantes para ti? Tem coragem de dizer não àquilo que não te interessa - sê egoísta e pensa primeiro em ti. Para estares bem com o mundo exterior, tens que, em primeiro lugar, estar bem contigo mesma - e não o vais conseguir se continuares a fazer coisas que não queres. Por isso, ganha coragem e começe a dizer não. As pessoas não entendem, não te apoiam, e ainda criticam? Elimina também essas pessoas tóxicas da tua vida. Se eliminar por completo o excesso e as actividades (e as pessoas) que não te interessam é um passo demasiado grande, pelo menos minimiza - minimiza o tempo e o esforço que lhes dedica.

É suposto chegar ao fim do exercício com uma lista de 4 ou 5 coisas que são de facto importantes. Para mim, é a minha família, o meu trabalho, a minha escrita e eu própria. Não quer isto dizer que não me envolva em mais nada - não, isto significa que estas são as minhas prioridades e é nelas que me foco. Se aparecer qualquer coisa gira que me apeteça fazer, faço-a, mas pondo sempre em primeiro lugar as tais coisas mais importantes.

Dizer não é difícil, sobretudo quando o dizemos a pessoas que nos são próximas. A melhor maneira é tentar explicar-lhes o nosso ponto de vista e mostrar-lhes que o nosso tempo será mais bem aproveitado a fazer outra coisa. No trabalho, por exemplo, comecei a focar-me naquilo que só eu posso fazer, como escrever artigos e, para tal, comecei a dizer não às tarefas que podiam ser delegadas nas minhas colegas de laboratório.

Dizer não vai sempre melindrar alguém. É preciso prever as consequências dos nossos nãos, mas na maioria dos casos, chefes, colegas, amigos e família verificam com agradável surpresa que o nosso não a actividades que não interessam faz com que sejamos muito mais produtivos noutras coisas.

E dizer não aplica-se a tudo na nossa vida, não apenas no trabalho.

Um dos melhores exemplos de um minimalista que soube dizer não a uma actividade auto-imposta vem da escritora Sara Rauch. Sara abraçou o minimalismo e eliminou muitas coisas da sua vida. Uma coisa que Sara queria fazer com o tempo que ganhou ao eliminar o que não interessava era cuidar da sua horta e fazer crescer os seus próprios legumes. No entanto, ela apercebeu-se que passava demasiado tempo a cuidar da horta; a horta era uma distração que a afastava daquilo que a fazia realmente feliz - escrever. Então, Sara disse não à horta e ganhou imenso tempo a para a escrita, a sua verdadeira paixão. Isto é ser minimalista. Ter coragem de dizer não, de eliminar das nossas vidas aquilo que não interessa, que não é significativo, aquilo que não contribuiu para a nossa felicidade.


5 comentários:

  1. Rita, fiz ontem a lista dos papéis que desempenho e fiquei muito feliz em constatar que já eliminei uma porção de coisas que me tiravam a atenção do que era importante.
    Meu desafio agora é diminuir e até eliminar o tempo que passo diante da TV e direcioná-lo à escrita e à leitura, que são coisas essenciais para mim.
    Abraços brasileiros!

    ResponderEliminar
  2. Sabes que sem saber sou um pouco minimalista... lol
    Essa de "Elimina também essas pessoas tóxicas da tua vida.(...) minimiza o tempo e o esforço que lhes dedica.", acabei por fazê-lo pois sentia-me infeliz e sufocada. Esse desprendimento acabou por complicar um pouco as relações familiares, mas foi encontrado um equilíbrio e aos poucos vamos voltando à normalidade. Mas foi um mal necessário, digamos assim. :)

    ResponderEliminar
  3. Muito bom o seu texto, já usava o minimalismo social intuitivamente mas as pessoas não recebem bem...fazer o que?
    N.

    ResponderEliminar
  4. Amei, é tão verdade que custa dizer não. Vou pensar em tudo o que esta mais. tenho um peso enorme em cima das costas.

    ResponderEliminar
  5. É complicado dizer não, um processo de aprendizagem muito grande e muito difícil. Eu que o diga.

    Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...